Aprendendo contrabaixo
uma abordagem multidisciplinar no âmbito da aprendizagem sensório-motora
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57609Palavras-chave:
contrabaixo, aprendizagem, controle motor, movimento de pêndulo, percepção, treinamento sensório, aquisição de capacidades, movimentos simples e complexosResumo
O objetivo deste artigo é explicar os múltiplos processos envolvidos na prática e performance do contrabaixo. A análise de movimentos e capacidades indispensáveis ao desempenho poderá providenciar uma aproximação importante à realização de problemas, que têm sido relacionados com a prática deste instrumento. Tendo em consideração algumas das necessidades básicas da natureza física quer do instrumento, quer do instrumentista, este trabalho explora a capacidade de tocar o contrabaixo com a máxima eficiência e facilidade técnica de forma a permitir um foco maior na expressão musical. Palavras-chave: contrabaixo, aprendizagem, controle motor, movimento de pêndulo, percepção, treino sensório, aquisição de capacidades, movimentos simples e complexos.
Referências
BARRETT, H. The viola: Complete guide for teachers and students, 2nd edition. Tuscaloosa and London: The University of Alabama Press, 1978.
BERNSTEIN, N. The co-ordination and regulation of movement. London: Pergamon Press, 1967.
DAVIDSON, J. Expressive body movements in piano performance. London: City University of London, 1991. (Unpublished PhD dissertation.)
LASHELY, K.S. The problem of serial order in behaviour In: L.A. Jeffress (ed.). Celebral mechanism in behaviour, 1951. Chicago: The University of Chicago Press.
LEHMANN, A.C. The acquisition of expertise in music in: Perception and Cognition in Music. Hove, U.K.: Erlbaum,Taylor & Francis, 1997.
MANTEL, G. Cello üben: Eine Methodik des Übens für Streicher. Mainz: Schott Edition, 1987.
MEIJER, O.G. & ROTH, K. Complex motor behaviour: The motor actions controversy. Amsterdam: Elsevier Science Publishers, 1988.
MORASSO, P. Self-organization, computational maps and motor control. Amsterdam, Oxford: North Holland, 1997.
OBORNE, D.J. Ergonomics at work. (2nd ed). Chichester: Wiley, 1987.
PERTZBORN, F. Relatório de actividade: Bi-annual reports on doublebass students of the Escola Superior de Música do Instituto Politéchnico do Porto, 1993/1995/1997/1999. Porto: Reports of the ESMAE/IPP, 1993-1999. (Unpublished.)
PERTZBORN, F. Modelos e estratégias articuladas no processo de aprendizagem cognitivo e sensorial no Ensino Superior de Música / Curso de Instrumento Lecture at the 2º Forum Interno de Aprendizagem no IPP, published in Noticias IPP 10/1998. Porto: Edição IPP, 1998.
PRIMROSE, W. The Viola. In: Yehudi Menuhin music guides: violin & viola, part 2. London: McDonalds and Jane's, 1985.
PROCTOR, R.W. & DUTTA, A. Skill Acquisition and Human Performance. Thousand Oaks, California: Sage, 1995.
ROSE, D.J. A multilevel approach to the study of Motor control and learning. Boston: Allyn & Bacon/Oregon State University, 1997.
UNGERER, D. Zur Theorie des sensomotorischen Lernens. Beiträge zur Lehre und Forschung im Sport, Schorndorf, K. Hoffmann, Vol. 36, 1977.
SZENDE, O: Handbuch des Geigenunterrichtes. Düsseldorf: Sandvoss, 1977.
WOLF, M. Principles of Doublebass Technique. Essen: Die blaue Eule, 1991. (Vols. 1-2.).
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-03-28 (2)
- 2002-01-01 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






