100 anos de Max Rostal
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55499Palavras-chave:
Max Rostal, pedagogia do violino, técnica do violinoResumo
Este artigo celebra o centenário de nascimento de Max Rostal, um dos maiores pedagogos e violinistas do século XX. Após um breve histórico de sua vida e de sua obra, é apresentada uma transcrição parcial da palestra O que aconteceu depois de Flesch?, realizada na Holanda em 1980 por Berta Volmer, durante a reunião anual da ESTA – Associação Européia de Professores de Cordas. Volmer, ex-assistente de Rostal em Colônia (Alemanha), analisa a contribuição pedagógica de Rostal, que dá seguimento ao trabalho realizado por Flesch e aperfeiçoa sua abordagem musical e técnica. Em seguida, é apresentado um comentário sobre esta palestra, detalhando e complementando algunsde seus tópicos mais relevantes.
Referências
CAPET, Lucian. La Technique Superieure de L’archet. Paris: Ed. M. Senart, 1916.
FLESCH, Carl. Das Klangproblem im Geigenspiel. Berlim: Ries und Erler,1931.
_____. The Memoirs of Carl Flesch. Trad. Hans Keller. Haloe: Bois de Boulogne,1973.
HARTNACK, Joachim. Grosser Geiger unserer Zeit . München: Rütten + Loening,1967.
KOHLHAAS, Ellen. Glück ist ein Schaukelpferd. Der Geiger und Pädagoge Max Rostal. Frankfurter Allgemeine Zeitung, Frankfurt, 29/08/1977.
LAVIGNE,Marco & BOSISIO,Paulo.Técnicas FundamentaisdeArco para Violinoe Viola.Rio deJaneiro: apostila, 1999.
PIATIGORSKY, Gregor. Mein Cello und ich und unsere Begegnung. München: Deutscher Taschenbuch Verlag, 1976.
ROSTAL, Max. Handbuch zum Geigenspiel. Bern: Müller und Schade, 1993.
VOLMER, Berta. Was geschah nach Flesch? in: ROSTAL, Max. Handbuch zum Geigenspiel. Bern: Müller und Schade, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






