Dizer o indizível?
considerações sobre a avaliação da performance instrumental de vestibulandos e graduandos em música
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55645Palavras-chave:
avaliação em música, vestibular de música, desenvolvimento musical, Teoria EspiralResumo
Este artigo apresenta resultados de extensa pesquisa sobre a avaliação da performance de alunos de piano no Vestibular e no Bacharelado em Música da UFMG. Analisamos a relação entre a avaliação formal da instituição e o desempenho dos alunos a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Os resultados encontrados no estudo sobre o vestibular revelaram que os candidatos aprovados apresentaram uma qualidade musical compatível com o nível Especulativo da Teoria Espiral de SWANWICK e TILLMAN (1986). O estudo longitudinal na Graduação não encontrou padrões de desenvolvimento segundo o referencial adotado, mostrando que eles apresentaram um nível simétrico de compreensão musical em um período de dois anos e meio. Os resultados convergem para a importância da utilização de critérios de avaliação apoiados em claras bases psicológico-musicais.
Referências
ANDRADE, Margareth A. Avaliação do canto coral: critérios e funções. In: HENTSCHKE e SOUZA. (Orgs.). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003, p.76-90.
BEINEKE, Viviane. A composição em sala de aula: como ouvir as músicas que as crianças fazem? In: HENTSCHKE e SOUZA. (Orgs.). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003, p.91-105.
BOZZETTO, Adriana. Sistemas de avaliação presentes na prática do professor particular de piano. In: HENTSCHKE e SOUZA. (Orgs.). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003, p.51-63.
CARVALHO, Isamara Alves. Bancas avaliadoras no processo ensino-aprendizagem da educação musical instrumental infantil. Anais do XI Encontro Anual da ABEM, 2002, s.p.
COOLICAN, Hugh. Research Methods and Statistics in Psychology. London: Hodder & Stoughton, 1994.
DEL BEN, Luciana. Avaliação da aprendizagem musical dos alunos: reflexões a partir das concepções de três professoras de música do ensino fundamental. In: HENTSCHKE e SOUZA (orgs.). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003, p.29-40.
_______________. A utilização do Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical como critério de avaliação da apreciação musical em um contexto educacional brasileiro. Em Pauta, n.12/13, 1997, p.35-54.
FERNANDES, José Nunes. O desenvolvimento musical de alunos de escolas regulares públicas da cidade do Rio de Janeiro e as implicações com a didática. Cadernos de Colóquio, 2000, p.54-67.
FRANÇA, Cecília Cavalieri. Engajando-se na conversação: considerações sobre a técnica e a compreensão musical. Revista da ABEM, n.6, 2001a, p.35-40.
_______________. Possibilidades de aplicação do Modelo Espiral como critério de avaliação no vestibular da Escola de Música da UFMG. Opus, v.7, 2001b, www.musica.ufmg.br/anppom/opus.
_______________. ‘Novidade e profecia’ na educação musical: a validade pedagógica, psicológica e artística das composições dos alunos. Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM, v.1, 2001c, p.106-112.
_______________. Performance instrumental e educação musical: a relação entre a compreensão musical e a técnica. Per Musi, v.1, 2000, p.52-62.
FRANÇA SILVA, M. Cecília C. Composing, performing and audience-listening as symmetrical indicators of musical understanding. Tese de Doutorado, PhD, University of London Institute of Education, 1998.
HARGREAVES, David. The Developmental Psychology of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
HARGREAVES e ZIMMERMAN. Developmental theories of music learning. In: COLWELL, Richard (Org.) Handbook of Research on Music Teaching and Learning: a project of the Music Educators National Conference. New York: Schirmer Books, 1992, p.377-391.
HENTSCHKE, Liane. Analogia entre o desenvolvimento musical e o desenvolvimento do jogo: uma análise crítica. Em Pauta, n. 12/13, 1997, p. 17-34.
HENTSCHKE, Liane e SOUZA, Jusamara. (Orgs.). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
HUNTER, Desmond e RUSS, Michael. Peer assessment in performance studies. British Journal of Music Education, v.13, n.1, 1996, p.67-78.
JOHNSON, Peter. Performance as Experience: the problem of assessment criteria. British Journal of Music Education, v.14, n.3, 1997, p.271-282.
LAVILLE E DIONNE. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora UFMG, 1999.
LANGER, Susanne. Philosophy in a new key: a study in the symbolism of reason, rite, and art. London: Harvard University Press, 1942.
MARQUES, Eduardo F. Luedy. Avaliação em música: considerações para as práticas interpretativas. www.urucungo.com.br/luedy/luedy1.htm.
SAMPAIO, Ivan B. M. Estatística aplicada à experimentação animal. Belo horizonte: Fundação de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária, 2002.
SANTOS, Cynthia G.A. Avaliação da execução musical: a concepção teórico-prática dos professores de piano. In:HENTSCHKE e SOUZA. (Orgs.). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003, p.41-50.
SANTOS, Cynthia, HENTSCHKE, Liane e FIALKOW, Ney. Avaliação da execução musical: relações entre as concepções e práticas adotadas por professores de piano. Revista da ABEM, n.5, 2000, p.21-29.
SLOBODA, John. The musical mind: cognitive psychology of music. Oxford: Clarendon Press, 1985.
STAVRIDES, Michael. The interaction of audience-listening and composing: a study in Cyprus Schools. Tese de Doutorado, PhD, University of London Institute of Education, 1995.
SWANWICK, Keith. Musical Knowledge: Intuition, Analysis and Music Education. London: Routledge, 1994.
_______________. Music, mind and education. London: Routledge, 1988.
SWANWICK, Keith e TILLMAN, June. The sequence of musical development: a study of children’s composition. British Journal of Music Education, v.3, n.3, 1986, p.305-339.
TOURINHO, Cristina. Avaliação em performance: critérios expressos por uma amostra de professores. Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM, v.1, 2001, p.131-136.
TOURINHO, Cristina e OLIVEIRA, Alda. Avaliação da performance musical. In: HENTSCHKE e SOUZA. (Orgs.). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003, p.13-28.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






