Dizer o indizível?

considerações sobre a avaliação da performance instrumental de vestibulandos e graduandos em música

Autores

  • Cecília Cavalieri França Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55645

Palavras-chave:

avaliação em música, vestibular de música, desenvolvimento musical, Teoria Espiral

Resumo

Este artigo apresenta resultados de extensa pesquisa sobre a avaliação da performance de alunos de piano no Vestibular e no Bacharelado em Música da UFMG. Analisamos a relação entre a avaliação formal da instituição e o desempenho dos alunos a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Os resultados encontrados no estudo sobre o vestibular revelaram que os candidatos aprovados apresentaram uma qualidade musical compatível com o nível Especulativo da Teoria Espiral de SWANWICK e TILLMAN (1986). O estudo longitudinal na Graduação não encontrou padrões de desenvolvimento segundo o referencial adotado, mostrando que eles apresentaram um nível simétrico de compreensão musical em um período de dois anos e meio. Os resultados convergem para a importância da utilização de critérios de avaliação apoiados em claras bases psicológico-musicais.

Biografia do Autor

  • Cecília Cavalieri França, Universidade Federal de Minas Gerais

    Cecília Cavalieri França é Doutora em Educação Musical pela Universidade de Londres (1998) e Professora Adjunto da Escola de Música da UFMG. Coordena o Grupo de Pesquisa “Processos de ensino e avaliação em composição, apreciação e performance musicais”, tema sobre o qual tem publicado vários artigos. É autora da obra Poemas Musicais - ondas, meninas, estrelas e bichos (2003) e co-autora dos Jogos Pedagógicos para Educação Musical (Editora UFMG, no prelo).

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Publicado

2004-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Dizer O indizível? Considerações Sobre a avaliação Da Performance Instrumental De Vestibulandos E Graduandos Em Música”. 2004. Per Musi, nº 10 (julho): 31-48. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55645.