Legato "natural" e legato "artificial" na execução pianística
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57649Palavras-chave:
piano, legato, pedal, timbreResumo
O desconhecimento de alguns detalhes tímbricos do piano, bem como de detalhes mecânicos que permitem a realização do legato com os dedos e do legato com o pedal direito, vem causando prejuízos no estudo e no ensino do instrumento. Em uma análise precisa das reais possibilidades do piano no controle do legato, é importante considerar que o timbre influencia diretamente a sensação do ouvinte.
Referências
ALBA, Ramon; INOUYE, Asami. Plano Tone Color and Touch: a controversy compromised. The Piano Quarterly, Wilmington, n.107, p.36-9, 1979.
BANOWETZ, Joseph. The Pianist's Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1985.
BEETHOVEN, Ludwig. Klaviersonaten. München: Henle, 1955.
RICHERME, Cláudio. A Técnica Pianística: uma abordagem científica. São João da Boa Vista: AIR Musical Editora, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






