Legato "natural" e legato "artificial" na execução pianística

Autores

  • Cláudio Richerme Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57649

Palavras-chave:

piano, legato, pedal, timbre

Resumo

O desconhecimento de alguns detalhes tímbricos do piano, bem como de detalhes mecânicos que permitem a realização do legato com os dedos e do legato com o pedal direito, vem causando prejuízos no estudo e no ensino do instrumento. Em uma análise precisa das reais possibilidades do piano no controle do legato, é importante considerar que o timbre influencia diretamente a sensação do ouvinte.

Biografia do Autor

  • Cláudio Richerme , Universidade Estadual Paulista

    divide sua carreira de pianista recitalista e solista de orquestra com atividades de docência e pesquisa. Pertence ao corpo docente do Instituto de Artes da UNESP. No presente ano, foi professor do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília e apresentou recitais e master classes sobre música brasileira na Roosevelt University de Chicago, USA. Desde seu debut no Carnegie Hall de New York, em março de 1978, tem recebido elogios da crítica especializada internacional. Foi duas vezes premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como melhor recitalista do ano.

Referências

ALBA, Ramon; INOUYE, Asami. Plano Tone Color and Touch: a controversy compromised. The Piano Quarterly, Wilmington, n.107, p.36-9, 1979.

BANOWETZ, Joseph. The Pianist's Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1985.

BEETHOVEN, Ludwig. Klaviersonaten. München: Henle, 1955.

RICHERME, Cláudio. A Técnica Pianística: uma abordagem científica. São João da Boa Vista: AIR Musical Editora, 1996.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Legato "natural" E Legato ‘artificial’ Na execução pianística”. 2002. Per Musi, nº 05 e 06 (janeiro): 163-66. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57649.