A construção não tonal da canção Jóia de Caetano Veloso

Autores

Palavras-chave:

Canção popular, Música popular não tonal, Harmonia modal, Caetano Veloso

Resumo

Estudo sobre a relação entre o texto linguístico e o texto musical na canção Jóia de Caetano Veloso. São analisados os procedimentos composicionais não tonais presentes na obra em consonância com o sentido de sua letra. Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que analisou canções populares em que o plano harmônico se distanciava da tonalidade.

Biografia do Autor

  • Marcelo Segreto, Universidade de São Paulo (USP)

    Marcelo Segreto é compositor, cantor, violonista e pesquisador nascido em São Paulo. Formado em letras pela FFLCH-USP e em música (composição) pela ECA-USP. Atualmente cursa mestrado em linguística pela FFLCH - USP com orientação do Prof. Dr. Luiz Tatit, desenvolvendo pesquisa sobre a linguagem cancional do rap. Formou-se em violão erudito na Universidade Livre de Música - ULM com Éverton Gloeden. Realizou projeto de iniciação científica sobre composição de canções populares com bolsa de estudos da FAPESP sob a orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles. É o compositor e idealizador do grupo Filarmônica de Pasárgada. Foi vencedor da 17ª edição do Programa Nascente da USP na categoria música popular com o projeto “Enfartando Tinhorão”, do 1º Festival da canção da Unicamp e do 41º Festival Nacional da Canção (FENAC). Foi um dos cinco finalistas do 2° Prêmio Musique do Jornal O Estado de S. Paulo/Rádio Eldorado cujas canções foram enviadas ao compositor Tom Zé. Selecionado no edital do ProAC 2011 da Secretaria de Estado da Cultura para gravação de disco, lançou em 2013 o primeiro CD, O Hábito da Força, com produção musical de Alê Siqueira e projeto gráfico de Guto Lacaz. Com a Filarmônica de Pasárgada, participou da gravação do EP Tribunal do Feicebuqui do compositor Tom Zé.

Referências

CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

KOSTKA, Stefan M. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. 3ª edição. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2006.

TATIT, Luiz. A canção: eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986.

TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: Edusp, 2002.

VELOSO, Caetano. Araçá Azul. LP 6349054. Philips,1973.

VELOSO, Caetano. Jóia. LP 6349132. Philips, 1975.

WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido. São Paulo, Companhia das Letras, 1989.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A construção não Tonal Da canção Jóia De Caetano Veloso”. 2014. Per Musi, nº 30 (novembro): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38921.