O Acorde Místico como fundamento harmônico e estrutural de uma obra tardia de Scriabin
a comparative study of the Two Preludes, Op. 67 (1912-13)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56201Palavras-chave:
Scriabin, Acorde Místico, Dois Prelúdios Op. 67, prelúdio, obras para piano, harmonia cromáticaResumo
Os Dois Prelúdios, Op. 67 de Alexander Scriabin (1912-1913) contém os elementos característicos da linguagem tonal de suas obras tardias, que são altamente cromáticas e não remetem de forma imediata aos processos triádicos tradicionais. Uma compreensão das harmonias e estruturas do Op. 67 contribui não somente para a compreensão das técnicas composicionais inovadoras de Scriabin, mas também para decisões interpretativas.
Referências
ANGERER, Manfred. Musikalischer Ästhetizismus: Analytische Studien zu Skrjabins Spätwerk. Tutzing: Verlegt bei H. Schneider, 1984.
BAKER, James M. Music of Alexander Scriabin. New Haven, Conn.: Yale University Press, 1986.
ROBERTS, Peter Deane. Modernism in Russian Piano Music: Skriabin, Prokofiev, and their Russian Contemporaries. New Haven, Conn.: Yale University Press, 1993.
EBERLE, Gottfried. Zwischen Tonalität und Atonalität: Studien zur Harmonik Alexander Skrjabins. München: Musikverlag Emil Katzbichler, 1978.
KELKEL, Manfred. Alexandre Scriabine: Sa vie, l'ésotérisme et le langage musical dans son oeuvre. Paris: Editions Honoré Champion, 1978.
MACDONALD, Hugh John. Skryabin. London: Oxford University Press, 1978.
MAST, Dietrich. Struktur und Form bei Alexander N. Skrjabin. München: Wollenweber, 1981.
POPLE, Anthony. Skryabin and Stravinsky, 1908-1914: Studies in Theory and Analysis. New York: Garland Publications, 1989.
SCHLOEZER, Boris de. Alexandre Scriabine. Paris: Librairie des Cinq Continents, 1975.
SCHMIDT, Michael. Ekstase als musikalisches Symbol in den Klavierpoèms Alexander Skrjabins. Pfaffenwweiler: Centaurus Verlagsgesellschaft, 1989.
SCRIABIN, Alexander. The Complete Preludes and Etudes for Pianoforte Solo, ed. K. N. Igumnov and Y. I. Mil'shteyn (New York: Dover Publications, 1973), 139-142.
STEGER, Hanns. Materialstrukturen in den fünf späten Klaviersonaten Alexander Skrjabins. Regensburg: Gustav Bosse Verlag, 1977.
VERDI, Luigi. Aleksandr Skrjabin, tra musica e filosofia. Firenze: Passigli, 1991.
WISE, Herbert Harold. Relationship of Pitch Sets to Formal Structure in the Last Six Piano Sonatas of Scriabin. Ann Arbor, Mich.: University Microfilms, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






