A Sinfonia Kaddish de Bernstein

gênese e intuito

Autores

  • Eli-Eri Moura Universidad Federal de Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57613

Palavras-chave:

Leonard Bernstein, sinfonia Kaddish, intenção e música, música e fé, texto e música, catarse musical, judaísmo

Resumo

Este artigo apresenta algumas interpretações possíveis sobre a concepção da Terceira Sinfonia (Kaddish) de Leonard Bernstein, e sobre as intenções do compositor ao escrever a obra. As opiniões são baseadas em aspectos do background do compositor e do contexto e conteúdo da peça. Também serviram de referência declarações de Bernstein acerca de seu trabalho composicional. A apresentação traz à tona temas específicos acerca de processos de criação e catarse musical, e as relações entre música e fé, texto e música.

Biografia do Autor

  • Eli-Eri Moura , Universidad Federal de Paraíba

    é professor do Depto. de Música da UFPB, onde atualmente implanta o programa de composição em vários níveis. Idealizador e membro-fundador do Laboratório de Composição Musical - COMPOMUS (UFPB). Mestre em Composição pela McGill University, Canadá. No momento, escrevendo tese de Doutorado para a mesma Universidade. Participante como compositor dos mais importantes festivais no Brasil e no exterior, dentre os quais o World Music Days da International Society for Contemporary Music, edição 2002 (Hong Kong), como único representante brasileiro. Além de escrever música de concerto para diversos grupos de câmara, coro e orquestra, dedica-se à criação de trilhas sonoras para teatro (com vários prêmios nacionais), documentários em vídeo e filmes.

Referências

BERNSTEIN, Leonard. Original Program Note on The Age of Anxiety, from Boston Symphony Orchestra Notes, April 8, 1949.

______. The Infinite Variety of Music. New York: Simon and Schuster, 1966.

______. Interview. In Record Liner notes. By Phillip Ramey. CBS MG 32793. 1974.

______. Interview. Conversations with Conductors. By Robert Chesterman. London: Robson Books, 1976.

______. Press conference. Quoted in CD Liner Notes by Jack Gottlieb. DG 415 964-2. 1977.

BURTON, Humphrey. Leonard Bernstein. New York: Doubleday, 1994.

BURTON, William W. (Ed). Conversations about Bernstein. New York: Oxford University Press, 1995.

DRESNER, Samuel H. Levi Yitzhak of Berditchev. New York: Shapolsky Publishers, 1986.

GOTTLIEB, Jack. Record Liner notes. CBS KL 6005. 1963.

______. The Choral Music of Leonard Bernstein. American Choral Review 10 (1968): 156-174.

GRADENWITZ, Peter. Leonard Bernstein: the Infinite Variety of a Musician. New York: St. Martin's Press, 1987.

HINDERKS, Hermann E. Goethe's Faust and the Crisis of the Modern Man. Belfast: M. Boyd, 1957.

LUBAN, M. The Kaddish: Man's Reply to the Problem of Evil. Studies in Torah Judaism. Ed. Leon D. Stitskin. New York: Yeshiva University Press, 1969.

MATTHAEI, Louise E. Studies in Greek Tragedy. London: Cambridge University Press, 1918.

PEYSER, Joan. Bernstein - A Biography. New York: Beech Tree Books, 1987.

POLLACK, Howard. Harvard Composers. Metuchen: The Scarecrow Press, 1992.

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“A Sinfonia Kaddish De Bernstein: Gênese E Intuito”. 2002. Per Musi, nº 05 e 06 (janeiro): 141-50. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57613.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)