Reflexiones sobre la Lectura Crítica desde una Perspectiva Freireana en la Educación Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u197223

Palavras-chave:

Leitura crítica, CRITIC, Perspectiva freireana, Capital cultural

Resumo

En este estudio proponemos abordar la lectura crítica de textos de prensa con contenido científico apoyados en la perspectiva freireana y en el CRITIC — desarrollado por Bartz (2002) y adaptado por Oliveras et al. (2013). Se elaboró una secuencia de actividades a partir de un texto de internet relacionado con la realidad local. La intervención se llevó a cabo en una escuela brasileña con estudiantes de la carrera de técnico en alimentos. Se organizó en 4 momentos: antes da lectura (imágenes y título), durante la lectura (guion de lectura), pos-lectura (debate) y reescritura de la noticia. Se utilizó una rúbrica para el análisis de los textos producidos. Las producciones muestran que, antes y durante la lectura, se establecieron relaciones discretas con los temas del área de los alimentos. En las actividades pos-lectura los textos expresan preocupación social por la posible manipulación hacia lectores con poco o ningún conocimiento científico, estableciendo explícitas relaciones con su cultura. En la reescritura de la noticia, no incluyeron sus experiencias personales, no exploraron aspectos de su cultura, ni conocimientos locales relacionados con el artículo científico que originó el texto periodístico. En función de estas diferencias asumimos que una mirada freireana en las actividades de lectura crítica de textos de la prensa con contenido científico podrían contribuir para minimizar el distanciamiento del capital cultural en la promoción del sujeto crítico.

Biografia do Autor

  • Dayana do Nascimento Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Licenciada em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional habilitada em engenharia de alimentos pelo IFRN (2017); mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Currais Novos, ministrado as disciplinas Química e Bioquímica e Análise de Alimentos. Doutoranda no Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN.

  • Andrea Revel Chion, Universidad de Buenos Aires (UBA)

    Professora doutora da Universidade de Buenos Aires - do Instituto de Investigaciones en Didáctica de las Ciencias Naturales y la Matemática.

  • Márcia Gorette Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    graduada em Quimica Industrial pela UFPA (1991) e em Licenciatura em Química (1999) pela UFRN, mestre em Engenharia Química (1995) pela UFRN, especialista em CTS pela Universidade de Oviedo (2001), doutora em Educação (2003) pela UFRN e pós-doutorado (2014) em Ensino de Ciências pela Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) como bolsista Capes. Atuou na escola da educação básica por 10 anos. É vinculada ao Instituto de Química da UFRN como professor Associado IV. Entre as funções atuais inclui a coordenação da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN e a participação como membro do projeto de pesquisa Observatório da Educação (OBEDUC-2013). Coordenou o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Química no período de 2008-2013, exerceu cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (mestrado profissional) da UFRN e atuou como coordenadora pedagógica do Programa de Bolsas REUNI na Pro-Reitoria de Pós-Graduação, coordenou e atuou como membro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) com a Universidade de Coimbra e na Universidade do Minho, no período de 2010 a 2014. É líder do grupo de pesquisa Argumentação e Ensino de Ciências e membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Ensino de Ciências, sendo Bolsista Produtividade no período de 2017-2020. Foi Secretária Adjunta da Diretoria da ABRAPEC (2017-2019) e, atualmente é Representante da Região Nordeste no mandado de 2019-2020 na Diretoria da ABRAPEC. Tem experiência na área de Educação em Química atuando, principalmente, com argumentação no ensino de ciências e formação de professores. http://orcid.org/0000-0002-8114-0704 http://www.argec.ufrn.br

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Publicado

2022-02-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexiones sobre la Lectura Crítica desde una Perspectiva Freireana en la Educación Básica. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33211, 1-27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u197223

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