Alguns Parâmetros da Criticidade e da Complexidade em Propostas de Aulas Socioambientais Presenciais e Remotas
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u947971Palavras-chave:
Criticidade, Complexidade, Ensino de Ciências, Paulo FreireResumo
Os conceitos científicos escolares tratados a partir de uma perspectiva estritamente tradicional pouco privilegiam as relações entre os diversos conhecimentos assim como as atuais condições da escola, tais como as impostas pela pandemia. Diante deste cenário, nos parece fundamental buscar abordagens pautadas em preceitos de um conhecimento mais crítico e complexo. Nesse sentido, este artigo analisa a experiência ao produzir duas propostas de aulas para a escola pública tanto no contexto presencial quanto remoto. A intenção é analisar esses processos de produção a fim de indicar parâmetros que podem contribuir para um ensino mais próximo da realidade dos estudantes. Toma-se a Análise Textual Discursiva para analisar as ideias presentes nas produções e nas anotações no Diário do Professor. Dos resultados, nota-se que a proposição de um conjunto de aulas mais crítica e complexa pode ser viável ao (i) estabelecer maiores aproximações com as realidades dos estudantes e promover o engajamento e autonomia dos sujeitos em espaços que vão além da escola (no caso remoto, os usos críticos dos meios virtuais; no caso presencial, a aproximação com a comunidade); e (ii) contemplar os contextos socioeconômicos e conceitos escolares pautados em abordagens mais abertas e dinâmicas.
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