Habilidades Metacognitivas em Tarefas de Composição de Infográficos em Cursos de Formação Inicial de Professores
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12951320Palavras-chave:
Organizadores Gráficos, Formação Docente, MetacogniçãoResumo
Um significativo número de pesquisas têm demonstrado a importância do uso de estratégias didáticas que oportunizem a aquisição e desenvolvimento das chamadas habilidades metacognitivas. Nesse sentido, é essencial discutir o assunto em cursos de formação de professores, dando-lhes boas oportunidades de vivenciar e aprender estratégias do tipo. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação didática que teve como objetivo analisar eventuais benefícios instrucionais da utilização de tarefas de composição de infográficos como estratégia de aquisição e desenvolvimento de habilidades metacognitivas e aprendizagem de ideias pedagógicas em um curso de formação de professores. Depoimentos, questionamentos, produções escritas e comportamentos verbais e não verbais — de uma turma de 35 estudantes de um curso de formação inicial de docentes do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental — coletados, mediante observação participante, durante uma intervenção didática que envolveu a composição e apresentação de infográficos a respeito de diferentes teorias pedagógicas. A ocorrência de indícios de distintas habilidades metacognitivas, obtidos mediante interpretação dos dados qualitativos coletados, evidenciam que a utilização sistemática de uma tarefa de composição de infográfico parece estimular o emprego de distintas habilidades metacognitivas e oferecer circunstâncias favoráveis para adquiri-las, na medida em que oportuniza os estudantes a tomarem consciência de dificuldades, explorarem variadas estratégias para contorná-las, aperfeiçoar conhecimentos prévios, compreender melhor o assunto em questão e deixar fluir sua criatividade.
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