A produção de textos de divulgação científica na formação inicial de licenciandos em ciências naturais

Autores

  • Tatiana Galieta Nascimento Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ (Bolsista FAPERJ) Instituto de Ciências Exatas – Universidade Federal de Itajubá/MG
  • Mikael Frank Rezende Junior Instituto de Ciências Exatas – Universidade Federal de Itajubá/MG

Resumo

A produção de textos de divulgação científica por futuros professores de ciências apresenta um grande potencial para a formação de autores de textos esteticamente atrativos e de conteúdo apelativo, os quais podem vir a ser utilizados no ensino formal. Neste artigo foram analisados textos de divulgação escritos por licenciandos de cursos de Física e Biologia de três universidades brasileiras no contexto de disciplinas que discutiam a produção de materiais didáticos. A análise que tem como base o referencial teórico discursivo é feita a partir da caracterização dos aspectos composicionais que constituem a divulgação científica como um gênero do discurso próprio. As categorias observadas nos 28 textos analisados dizem respeito ao apelo inicial à leitura, à interlocução direta com o leitor, presença de procedimentos explicativos, referência a teorias científicas, recuperação de conhecimentos tácitos, menção a situações próprias do cotidiano do leitor, presença de imagens, analogias, abordagem CTSA e de errosconceituais. Os resultados sugerem que a maioria dos textos dos licenciandos contemplou alguns dos elementos característicos do discurso da divulgação científica e apontam a necessidade de aprofundamento da discussão em torno da autoria de diversos gêneros textuais na formação inicial de professores de ciências.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A produção de textos de divulgação científica na formação inicial de licenciandos em ciências naturais. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3987