Uma estratégia construtivista e investigativa para o ensino da óptica

Autores

  • Jorge Valadares Universidade Aberta – Lisboa, Portugal
  • Fédora Fonseca Centro de Estudos de Ciências e Matemáticas para o Ensino E. S. S. João do Estoril – S. João do Estoril, Portugal

Resumo

Esta comunicação diz respeito a um trabalho de pesquisa centrado na aprendizagem da Física, preparado metodologicamente com base no Vê do conhecimento ou Vê de Gowin. O objectivo da pesquisa foi a concepção, aplicação e avaliação de uma estratégia para o ensino da Óptica no 8 º Ano de escolaridade. Para atingir este objectivo começámos por procurar respostas para as seguintes questões-foco: (1ª) Que sequência temática escolher na área da Óptica para que sejam respeitados os princípios e os mecanismos em que assenta a aprendizagem significativa?; (2ª) Que dificuldades se levantam à implementação de boas actividades no ensino dessa área temática?; (3ª) Que ambiente e estratégia adoptar para uma boa eficácia na aprendizagem da Óptica? A primeira parte desta comunicação corresponde à componente conceptual da pesquisa que nos permitiu definir o ambiente, a sequência temática e a estratégia a adoptar. A segunda parte refere-se à componente metodológica da pesquisa que consistiu em submeter a estratégia concebida à experimentação num ambiente construtivista de aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se
detalhar o modo como decorreu a pesquisa e apresentar os principais juízos que foram formulados com base nela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-09

Como Citar

Valadares, J., & Fonseca, F. (2011). Uma estratégia construtivista e investigativa para o ensino da óptica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4073

Edição

Seção

Artigos