O conhecimento de física em um curso de formação contínua

Autores

  • Anne L. Scarinci Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Conhecimento de física, programa de desenvolvimento profissional, formação contínua

Resumo

Programas de formação contínua que têm como meta modificar as práticas docentes, no caso de professores de física, não conseguem se abster de um aprofundamento conceitual em física, pois a deficiência de conhecimento, não rara aos professores da área, restringe a autonomia do professor e sua abertura para o diálogo com o aluno. Este trabalho traz resultados de uma investigação sobre o processo pelo qual esse conteúdo é suprido em um curso de formação contínua de linha construtivista, sem perder uma perspectiva profissional que vai além do conteúdo de física. Foram analisados sete episódios do programa em que discussões de conteúdo físico estiveram presentes, ao mesmo tempo em que eram focalizadas as interações entre os participantes e a condução do processo pelo formador. A análise dos episódios nos indicou de que forma o trabalho com o conteúdo de física procurou guardar coerência com a proposta pedagógica veiculada e como esse conteúdo foi suprido dentro de uma perspectiva profissional do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-08-16

Como Citar

Scarinci, A. L. (2011). O conhecimento de física em um curso de formação contínua. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4087