PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTÍNUA (atores e diretores na construção de um personagem)

Autores

  • Jesuína Lopes de Almeida Pacca Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP)
  • Anne L. Scarinci Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP)

Palavras-chave:

Formação de Professores, professor-ator, formador-diretor, desenvolvimento profissional

Resumo

Nossa realidade mostra que o resultado do investimento na Formação Contínua de Professores não tem sido satisfatório; o professor continua sem condições de avançar por conta própria, para melhorar a sua prática, pesquisando acervos de material didático e enfrentando questões vividas no cotidiano. Nesse ambiente o professor não tem conseguido efetivamente aprender, sendo capaz de incluir novidades no seu planejamento e levá-las para  a sala de aula. Esse cenário, em que as práticas de sala de aula são tão paradigmaticamente diferentes dos discursos sobre o ensino e a aprendizagem, sugere que os programas de Formação Contínua trabalhem com problemas próprios do professor, autenticamente gerados por ele, para tornar possível uma transposição para a sala de aula. Este trabalho procura fazer uma analogia entre a formação contínua e a construção de personagens no teatro e sugere que nessa construção a pessoa plena do professor e sua atuação profissional sejam consideradas.

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Publicado

2012-08-14

Como Citar

Pacca, J. L. de A., & Scarinci, A. L. (2012). PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTÍNUA (atores e diretores na construção de um personagem). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 161–179. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4224

Edição

Seção

Artigos