PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTÍNUA (atores e diretores na construção de um personagem)
Palavras-chave:
Formação de Professores, professor-ator, formador-diretor, desenvolvimento profissionalResumo
Nossa realidade mostra que o resultado do investimento na Formação Contínua de Professores não tem sido satisfatório; o professor continua sem condições de avançar por conta própria, para melhorar a sua prática, pesquisando acervos de material didático e enfrentando questões vividas no cotidiano. Nesse ambiente o professor não tem conseguido efetivamente aprender, sendo capaz de incluir novidades no seu planejamento e levá-las para a sala de aula. Esse cenário, em que as práticas de sala de aula são tão paradigmaticamente diferentes dos discursos sobre o ensino e a aprendizagem, sugere que os programas de Formação Contínua trabalhem com problemas próprios do professor, autenticamente gerados por ele, para tornar possível uma transposição para a sala de aula. Este trabalho procura fazer uma analogia entre a formação contínua e a construção de personagens no teatro e sugere que nessa construção a pessoa plena do professor e sua atuação profissional sejam consideradas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.