Ciência e Artes Plásticas como proposta transdisciplinar para a construção de conceitos

Autores

  • Maria do Carmo da Silveira Xavier Universidade Federal Rural de Pernambuco CODAI/UFRPE
  • Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos Universidade Federal Rural de Pernambuco UAG/UFRPE
  • Helaine Sivini Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE

Resumo

A Arte e a Ciência resultam da capacidade humana e exigem como pressupostos a intuição, a imaginação e a criatividade. Nesta pesquisa, de forma transdisciplinar, as Artes Plásticas foram utilizadas para auxiliar a aprendizagem de conceitos científicos. Conteúdos curriculares das Ciências (Química, Biologia e Ecologia) foram associados às construções artísticas que tiveram como material expressivo o PET (Politereftalato de Etileno) e um biopolímero. Alunos do 1º Ano do Ensino Médio de Instituição Pública, através da Arte Conceitual, melhoraram sua comunicação, estruturaram ideias, refletiram sobre a composição química da matéria, impactos ambientais, poluição, degradabilidade, sustentabilidade e estética ambiental. A pesquisa teve como suporte teórico, com base construtivista, a teoria psicológica dos Construtos Pessoais de Kelly. A Metodologia Interativa e o Círculo Hermenêutico-Dialético instruíram o método de análise e orientaram uma reestruturação metodológica interpretada como interativo-construtiva, que, além da coleta dos dados da intervenção, mostrou-se satisfatória como proposta pedagógica.

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Publicado

2011-11-28

Como Citar

Xavier, M. do C. da S., Bastos, H. F. B. N., & Ferreira, H. S. (2011). Ciência e Artes Plásticas como proposta transdisciplinar para a construção de conceitos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(1), 11–30. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4122

Edição

Seção

Artigos