Concepções de estudantes de física sobre a natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de ciências

Autores

  • Elder Sales Teixeira Departamento de Física/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Aluno do Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA-UEFS
  • Charbel Niño El-Hani Departamento de Biologia, Instituto de Biologia/Universidade Federal da Bahia (UFBA) Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento/UFBA Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA-UEFS
  • Olival Freire Jr. Departamento de Física Geral, Instituto de Física/UFBA. Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA-UEFS

Resumo

Nós relatamos neste artigo uma pesquisa quali-quantitativa sobre as concepções de estudantes de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana sobre a natureza da ciência. Em particular, estamos interessados em levantar suas concepções prévias a este respeito e as mudanças produzidas por um curso informado por uma abordagem contextual do ensino de ciências, levando na devida conta as dimensões históricas e filosóficas da atividade científica. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário desenvolvido por Lederman e colaboradores (VNOS-C) em duas etapas, antes e após o curso. Os dados foram analisados através da construção de categorias baseadas nas respostas dos estudantes, seguida por análise quantitativa e qualitativa. Os resultados mostraram que houve uma mudança significativa e favorável em vários aspectos das concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência, a despeito da dificuldade de superação de algumas noções profundamente enraizadas em suas visões epistemológicas.

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Publicado

2011-11-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concepções de estudantes de física sobre a natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de ciências. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4163