Aprendizagem significativa do conceito de ressonância

Autores

  • Alice Assis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.
  • Fernando Luiz de Campos Carvalho Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Carlos Eduardo Silva de Amorim Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Luciene Fernanda da Silva Silva Universidade Estadual Paulista
  • Luiz Guilherme Lucildo da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Schubert Dobrowolsky Diretoria de Ensino de Guaratinguetá

Palavras-chave:

Ensino de física, aprendizagem significativa, ressonância

Resumo

Nesta pesquisa verificamos se a interação entre o professor e os alunos, mediante a utilização da leitura de um texto alternativo, do uso de uma atividade experimental de demonstração e da apresentação de vídeos envolvendo o conceito de ressonância, em uma sala do 3º ano do Ensino Médio, propiciou a aprendizagem significativa do referido conceito. Os instrumentos para a constituição dos dados foram as transcrições das gravações, em áudio e vídeo, realizadas no decorrer da aula, bem como as avaliações escritas realizadas pelos alunos duas semanas depois. Os resultados mostraram que essa interação, mediada pela utilização dos referidos recursos, propiciou a aprendizagem significativa do conceito de ressonância. Também foi possível observar a motivação dos alunos em participarem ativamente da aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Assis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

Possui graduação em Física - Licenciatura , mestradoe doutorado em Educação Para a Ciência pela UNESP -Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP - Câmpus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP - Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação inicial e continuada de professores, leitura de textos alternativos. Coordena o grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano.

Fernando Luiz de Campos Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Carlos Eduardo Silva de Amorim, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Assis, A., Carvalho, F. L. de C., Amorim, C. E. S. de, Silva, L. F. da S., Silva, L. G. L. da, & Dobrowolsky, M. S. (2012). Aprendizagem significativa do conceito de ressonância. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 61–80. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4219

Edição

Seção

Artigos