Aprendizagem significativa do conceito de ressonância

Autores

  • Alice Assis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.
  • Fernando Luiz de Campos Carvalho Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Carlos Eduardo Silva de Amorim Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Luciene Fernanda da Silva Silva Universidade Estadual Paulista
  • Luiz Guilherme Lucildo da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Schubert Dobrowolsky Diretoria de Ensino de Guaratinguetá

Palavras-chave:

Ensino de física, aprendizagem significativa, ressonância

Resumo

Nesta pesquisa verificamos se a interação entre o professor e os alunos, mediante a utilização da leitura de um texto alternativo, do uso de uma atividade experimental de demonstração e da apresentação de vídeos envolvendo o conceito de ressonância, em uma sala do 3º ano do Ensino Médio, propiciou a aprendizagem significativa do referido conceito. Os instrumentos para a constituição dos dados foram as transcrições das gravações, em áudio e vídeo, realizadas no decorrer da aula, bem como as avaliações escritas realizadas pelos alunos duas semanas depois. Os resultados mostraram que essa interação, mediada pela utilização dos referidos recursos, propiciou a aprendizagem significativa do conceito de ressonância. Também foi possível observar a motivação dos alunos em participarem ativamente da aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alice Assis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.
    Possui graduação em Física - Licenciatura , mestradoe doutorado em Educação Para a Ciência pela UNESP -Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP - Câmpus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP - Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação inicial e continuada de professores, leitura de textos alternativos. Coordena o grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano.
  • Fernando Luiz de Campos Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Carlos Eduardo Silva de Amorim, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Downloads

Publicado

2012-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aprendizagem significativa do conceito de ressonância. (2012). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 61-80. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4219