A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional

Autores

  • Alice Assis Universidade Estadual Paulista
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
  • Wanda Naves Cocco Salvadego Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Neste artigo identificam-se os objetivos que três professores de Química do ensino médio dão para a utilização de experimentos nas aulas, baseados nas categorias Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica de Laburú (2005). A categoria Instrucional foi demonstrada pelos três professores, a Motivacional por dois desses professores, enquanto as categorias Epistemológica e Funcional apenas por um deles. Concomitantemente, mostra-se que é possível compreender os motivos para cada professor estar assim classificado, tomando como referência a sua relação com o saber profissional, feita a partir de uma leitura particular do referencial teórico de Charlot (2000). Paralelamente, tenta-se mostrar que a análise do problema do malogro da implementação experimental não se reduz a uma simples interpretação negativa, fundamentada no discurso da falta ou da ausência de algo impeditivo dessa prática de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4009