A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional

Autores

  • Alice Assis Universidade Estadual Paulista
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
  • Wanda Naves Cocco Salvadego Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Neste artigo identificam-se os objetivos que três professores de Química do ensino médio dão para a utilização de experimentos nas aulas, baseados nas categorias Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica de Laburú (2005). A categoria Instrucional foi demonstrada pelos três professores, a Motivacional por dois desses professores, enquanto as categorias Epistemológica e Funcional apenas por um deles. Concomitantemente, mostra-se que é possível compreender os motivos para cada professor estar assim classificado, tomando como referência a sua relação com o saber profissional, feita a partir de uma leitura particular do referencial teórico de Charlot (2000). Paralelamente, tenta-se mostrar que a análise do problema do malogro da implementação experimental não se reduz a uma simples interpretação negativa, fundamentada no discurso da falta ou da ausência de algo impeditivo dessa prática de ensino.

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Publicado

2011-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4009