A postura do professor em atividades envolvendo a leitura de textos paradidáticos
Resumo
Neste artigo analisamos a utilização de textos alternativos por dois professores de Física, a fim de avaliarmos se a postura desses professores propiciou a aprendizagem significativa por parte dos alunos acerca dos conteúdos trabalhados. Assim, analisamos se essa postura viabilizou a articulação entre os novos conhecimentos e o conhecimento dos alunos de forma não arbitraria e substantiva, a fim de promover a referida aprendizagem. Os resultados mostraram que, embora tenha ocorrido aprendizagem significativa por parte dos alunos a partir da sua interação com o texto, a postura do professor não favoreceu essa aprendizagem. Nesse sentido, seria imprescindível que o professor, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, direcionasse a discussão, esclarecesse as dúvidas e sistematizasse as idéias, a fim de propiciar que eles articulassem os conhecimentos presentes na sua estrutura cognitiva com os novos conhecimentos, favorecendo assim a aprendizagem significativa relativa aos conceitos envolvidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Assis, A., & Carvalho, F. L. de C. (2011). A postura do professor em atividades envolvendo a leitura de textos paradidáticos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4014
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.