Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico

  • Lauren Heineck de Souza Centro Universitário UNIVATES
  • Vanessa Vian Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário UNIVATES
  • José Claudio Del Pino Centro Universitário UNIVATES
  • Miriam Ines Marchi Centro Universitário UNIVATES
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino Médio Politécnico, Seminário Integrado, Pesquisa.

Resumo

O Ensino Médio Politécnico é uma política pública na qual o currículo é concebido como o conjunto das relações desafiadoras das capacidades de todos e ressalta a necessidade de um ensino contextualizado de base interdisciplinar, que vise superar a fragmentação dos saberes. Este estudo tem como objetivo compreender as concepções de interdisciplinaridade de professores e coordenadores pedagógicos de uma escola de Ensino Médio Politécnico do Vale do Taquari, RS. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, os dados foram coletados utilizando entrevista semi-estruturada e submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciam dificuldades na compreensão do termo interdisciplinaridade, desafios em romper práticas disciplinares e a presente tendência à fragmentação do conhecimento, que podem ser fatores dificultadores da interdisciplinaridade enquanto referencial para a organização do currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauren Heineck de Souza, Centro Universitário UNIVATES
Acadêmica de Psicologia da Univates
Vanessa Vian, Centro Universitário UNIVATES
Mestranda do Mestrado em Ensino da Univates
Eniz Conceição Oliveira, Centro Universitário UNIVATES
Docente da Univates - CETEC
José Claudio Del Pino, Centro Universitário UNIVATES
Docente da Univates - CETEC
Miriam Ines Marchi, Centro Universitário UNIVATES
Docente de Química do Centro Universitário Univates - CETEC
Publicado
2016-04-28
Como Citar
Heineck de Souza, L., Vian, V., Conceição Oliveira, E., Del Pino, J. C., & Marchi, M. I. (2016). Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(1), 129-147. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4340
Seção
Artigos