Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico

Autores

  • Lauren Heineck de Souza Centro Universitário UNIVATES
  • Vanessa Vian Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário UNIVATES
  • José Claudio Del Pino Centro Universitário UNIVATES
  • Miriam Ines Marchi Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Médio Politécnico, Seminário Integrado, Pesquisa.

Resumo

O Ensino Médio Politécnico é uma política pública na qual o currículo é concebido como o conjunto das relações desafiadoras das capacidades de todos e ressalta a necessidade de um ensino contextualizado de base interdisciplinar, que vise superar a fragmentação dos saberes. Este estudo tem como objetivo compreender as concepções de interdisciplinaridade de professores e coordenadores pedagógicos de uma escola de Ensino Médio Politécnico do Vale do Taquari, RS. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, os dados foram coletados utilizando entrevista semi-estruturada e submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciam dificuldades na compreensão do termo interdisciplinaridade, desafios em romper práticas disciplinares e a presente tendência à fragmentação do conhecimento, que podem ser fatores dificultadores da interdisciplinaridade enquanto referencial para a organização do currículo escolar.

Biografia do Autor

  • Lauren Heineck de Souza, Centro Universitário UNIVATES
    Acadêmica de Psicologia da Univates
  • Vanessa Vian, Centro Universitário UNIVATES
    Mestranda do Mestrado em Ensino da Univates
  • Eniz Conceição Oliveira, Centro Universitário UNIVATES
    Docente da Univates - CETEC
  • José Claudio Del Pino, Centro Universitário UNIVATES
    Docente da Univates - CETEC
  • Miriam Ines Marchi, Centro Universitário UNIVATES
    Docente de Química do Centro Universitário Univates - CETEC

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico. (2016). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(1), 129-147. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4340