A Microgênese da Classificação de Minerais: Os casos Anna e Vítor
Palavras-chave:
microgênese, mineralogia, resolução de problemas.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo a análise microgenética da solução de um problema complexo e extenso. Utilizou-se como suporte teórico as pesquisas em psicologia genética, principalmente aquelas realizadas por M. Saada-Robert. A tarefa constitui na identificação e classificação de uma coleção de nove minerais. Os sujeitos participantes da pesquisa dispunham de instrumentos necessários para a determinação das principais propriedades físicas e químicas das amostras minerais, bem como de informações de referência para a realização dos testes de identificação dos minerais. Também estava à disposição uma tabela contendo uma lista de cinquenta minerais com suas respectivas propriedades. Participaram desta pesquisa, oito sujeitos, entre 11 e 15 anos, estudantes do ensino fundamental. Dois sujeitos foram considerados exemplares e prototípicos quanto à forma de resolução da tarefa: Anna, organizada e sistemática, e Vítor, pouco organizado e aleatório. A análise desses casos prototípicos visou a identificar os procedimentos e as mudanças nas condutas cognitivas. Entende-se que a análise desses casos forneceu importantes informações sobre as construções individuais de conceitos considerados como fundamentais, como a classificação dos elementos químicos e das espécies minerais. Por fim, foi possível verificar que ao final da tarefa, apesar de suas diferenças, ambos os sujeitos chegaram às proposições de classificação semelhantes àquelas utilizadas na bibliografia especializada.
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