A Microgênese da Classificação de Minerais: Os casos Anna e Vítor

Autores

  • Juliano de Oliveira Guterres UFRGS
  • Marcelo Leandro Eichler UFSC
  • José Claudio Del Pino UFRGS

Palavras-chave:

microgênese, mineralogia, resolução de problemas.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo a análise microgenética da solução de um problema complexo e extenso. Utilizou-se como suporte teórico as pesquisas em psicologia genética, principalmente aquelas realizadas por M. Saada-Robert. A tarefa constitui na identificação e classificação de uma coleção de nove minerais. Os sujeitos participantes da pesquisa dispunham de instrumentos necessários para a determinação das principais propriedades físicas e químicas das amostras minerais, bem como de informações de referência para a realização dos testes de identificação dos minerais. Também estava à disposição uma tabela contendo uma lista de cinquenta minerais com suas respectivas propriedades. Participaram desta pesquisa, oito sujeitos, entre 11 e 15 anos, estudantes do ensino fundamental. Dois sujeitos foram considerados exemplares e prototípicos quanto à forma de resolução da tarefa: Anna, organizada e sistemática, e Vítor, pouco organizado e aleatório. A análise desses casos prototípicos visou a identificar os procedimentos e as mudanças nas condutas cognitivas. Entende-se que a análise desses casos forneceu importantes informações sobre as construções individuais de conceitos considerados como fundamentais, como a classificação dos elementos químicos e das espécies minerais. Por fim, foi possível verificar que ao final da tarefa, apesar de suas diferenças, ambos os sujeitos chegaram às proposições de classificação semelhantes àquelas utilizadas na bibliografia especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro Eichler, UFSC

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), docente do Programa de Pós-graduação Educação Científica e Tecnológica (UFSC), docente colaborador do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS) e pesquisador da Área de Educação Química (UFRGS). As suas atividades de pesquisa estão relacionadas, principalmente, com a tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Tem experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia ambiental, informática educativa, produção de material didático, formação de professores e ensino de ciências.

Downloads

Publicado

2013-10-23

Como Citar

Guterres, J. de O., Eichler, M. L., & Del Pino, J. C. (2013). A Microgênese da Classificação de Minerais: Os casos Anna e Vítor. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(2), 085–114. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4263

Edição

Seção

Artigos