As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e o Enfoque CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201818127

Palavras-chave:

Enfoque CTS, Ensino de Ciências, Diretrizes, Licenciaturas.

Resumo

Este artigo relata a síntese de uma pesquisa qualitativa, aplicada, com procedimento bibliográfico, feita junto as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Física, em Ciências Biológicas e em Química de 2001, e na Resolução nº 2 de julho de 2015. O objetivo do trabalho está voltado para a busca de relação entre as orientações destes documentos oficiais e os princípios do enfoque CTS. A partir do estudo, apontamos os principais pontos que nos confirmam a existência desta relação, considerando que estas normativas e a relação aqui evidenciada podem contribuir, junto com a atuação dos educadores, para a melhoria do ensino das Ciências da Natureza, tanto em nível básico como no superior.

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Biografia do Autor

Jucelino Cortez, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ensino de Física, Professor de Física do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciência: Química da vida e saúde da UFRGS.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Cortez, J., & Del Pino, J. C. (2018). As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e o Enfoque CTS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2), 27–47. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201818127

Edição

Seção

Artigos