As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e o Enfoque CTS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201818127

Palabras clave:

Enfoque CTS, Ensino de Ciências, Diretrizes, Licenciaturas.

Resumen

Este artigo relata a síntese de uma pesquisa qualitativa, aplicada, com procedimento bibliográfico, feita junto as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Física, em Ciências Biológicas e em Química de 2001, e na Resolução nº 2 de julho de 2015. O objetivo do trabalho está voltado para a busca de relação entre as orientações destes documentos oficiais e os princípios do enfoque CTS. A partir do estudo, apontamos os principais pontos que nos confirmam a existência desta relação, considerando que estas normativas e a relação aqui evidenciada podem contribuir, junto com a atuação dos educadores, para a melhoria do ensino das Ciências da Natureza, tanto em nível básico como no superior.

Biografía del autor/a

  • Jucelino Cortez, Universidade de Passo Fundo
    Mestre em Ensino de Física, Professor de Física do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo.
  • José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciência: Química da vida e saúde da UFRGS.

Referencias

Acevedo-Díaz, J. (2001). Cambiando la prática docente en la enseñanza de las ciências a través de CTS. En Sala de lectura CTS+I da OEI.
Aikenhead, G. S. (1985). Collective decision making in the social context of science. Science Education, 69(4), 453–475.
Aikenhead, G. S. (1994). What is STS science teaching? In J., Solomon, & G. Aikenhead. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press.
Aikenhead, G. S. (2003). STS Education: a rose by any other name. In A Vision for Science Education: Responding to the world of Peter J. Fensham, (ed.) Cross, R.: Routledge Press.
Auler, D. (2002). Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências; Tese de Doutorado; UFSC, Florianópolis SC.
Auler, D., & Bazzo W. A. (2001). Reflexões para a implementação do Movimento CTS no contexto educacional Brasileiro, Ciência & Educação, 7(1), 1–13.
Auler, D., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê?; Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1), 122–134.
Bazzo, W. A. (2010) Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica; 2. ed. Florianópolis: UFSC.
Cachapuz, A., Praia, J., & Jorge, M. (2004). Da Educação em Ciência às Orientações para o Ensino das Ciências: Um Repensar Epistemológico. Ciência & Educação, 10(3), 363–381.
Cachapuz, A., Paixão, F., Lopes, J. B., & Guerra, C. (2008). Do Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Ciências: Linhas de Pesquisa e o Caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”.Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 1(1), 27–49.
Cerezo, J. A. L. (2002). Ciencia, Tecnología y Sociedad: El estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación. 18.
Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.
Gerhardt ,T. E., & Silveira D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Linsingen, I. V. (2002). Engenharia, Tecnologia e Sociedade: Novas perspectivas para uma formação. Tese. Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Linsingen, I. V. (2007). Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, 1(número especial).
Miranda, E. M. (2013). Tendências das Perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas Áreas de Educação e Ensino de Ciências: Uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras e portuguesas.(Tese do Doutorado) Universidade de São Carlos – UFSCar.
Nóvoa, A. (1995). O Passado e o Presente dos Professores. In Profissão Professor. Porto: Porto Editora.
Parecer CNE/CES nº 1.304. (2001). Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física – 2001. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf
Parecer CNE/CES nº 1.303. (2001). Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Química – 2001. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1303.pdf
Parecer CNE/CES nº 1.301. (2001). Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas – 2001. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf
Parecer CNE/CP 2 de 2015. (2015). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Ministério da Educação. Aprovado em: 9/6/2015. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192.
Parecer CNE/CEB nº 7/2010. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica; Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file
Pinheiro, N. A. M. (2005). Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico-tecnológico: A Contribuição do Enfoque CTS para o Ensino-aprendizagem do Conhecimento Matemático. (Tese de Doutorado), UFSC, Florianópolis.
Ramos, F. P., Neves, M. C. D., & Corazza, M. J. (2011). A ciência moderna e as concepções contemporâneas em discursos de professores-pesquisadores: entre rupturas e a continuidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências. 10(1), 84–108.
Rosa C. W. da, & Rosa, A. (2012). O ensino de ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Iberoamericana de Educación Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura.
Salomon, J. J., Sagasti, F., & Sachs-Jeantet, C. (1993, janeiro/abril). Dossiê Tecnologia, Trabalho e Desenvolvimento - Da tradição à modernidade. Estudos Avançados 7(17). São Paulo.
Santos, W. L. P. (2007). Contextualização no Ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência e Ensino. 1(número especial).
Santos, W. L. P. dos, & Mortimer, E. F. (2002). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, 2(2), 110–132.
Strieder, R. B. (2012). Abordagens CTS na educação Científica no Brasil. (Tese de Doutorado), Universidade de São Paulo, São Paulo.
Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, R.J.: Vozes.
Tokarnia, M. (2016). Pisa: Desempenho do Brasil piora em leitura e ‘empaca’ em ciências, São Paulo, 2013. Recuperado de http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-pioraem-leitura-e-empaca-em-ciencias.htm, acesso em maio de 2016.
Vaccarezza, L. S. (1998). Ciência, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en América Latina. Revista Iberoamericana de Educación, 18, 1–22.
Ziman, J. (1980). Teaching and learning about science and society. Cambridge: Cambridge University Press.
Ziman, J. (1994) The rationale of STS education is in the approach. In J., Solomon, & G. Aikenhead. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press.

Publicado

2018-04-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e o Enfoque CTS. (2018). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2), 27-47. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201818127