Atividades Investigativas na Educação Científica: Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o ENCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183819

Palavras-chave:

atividades investigativas, educação científica, revisão sistemática de literatura.

Resumo

As atividades investigativas têm sido recomendadas no contexto educacional há longa data, como pode ser constatado em publicações da área de Ensino de Ciências, documentos oficiais e materiais didáticos. Ao analisarmos essas produções, percebemos que há diferentes pressupostos, propostas de atividades e recomendações que nem sempre estão explícitos, dificultando uma compreensão mais crítica sobre o assunto e a própria elaboração e desenvolvimento de práticas escolares. Diante disso, neste trabalho discutimos uma sistematização das diferentes perspectivas de atividades investigativas, com ênfase nos objetivos formativos e visões de ciências, com a intenção de melhor compreender essa abordagem e contribuir para a elaboração e desenvolvimento de novas pesquisas e práticas escolares. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, mais especificamente, uma análise da produção da área de ensino de ciências, por meio dos artigos publicados em revistas. Dentre os resultados, além de uma descrição da produção científica no que se refere aos objetivos das pesquisas, níveis de ensino e resultados encontrados, destacamos que as propostas analisadas apresentam diferentes objetivos formativos e visões de ciências, algumas pouco críticas e que podem veicular imagens deformadas sobre a ciência. Defendemos, nesse contexto, que à medida que tais atividades são pensadas no âmbito das questões pedagógicas propostas pelo Ensino de Ciências por Investigação, aspectos educacionais se tornam mais claros e conduzem a perspectivas processuais e reflexivas sobre as ciências.

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Publicado

2018-12-15

Como Citar

Strieder, R. B., & Watanabe, G. (2018). Atividades Investigativas na Educação Científica: Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o ENCI. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 819–849. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183819