Perspectivas para a Constituição de uma Cultura de Participação em Temas Sociais de Ciência-Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u831857

Palavras-chave:

CTS, Paulo Freire, PLACTS

Resumo

Na educação ciência-tecnologia-sociedade (CTS) almeja-se, dentre outros objetivos, a democratização das decisões envolvendo temas sociais de ciência-tecnologia. Compreendendo que esse propósito está permeado por distintos entendimentos, defendemos uma perspectiva ampliada de participação social. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho centra-se em definir e caracterizar elementos que contribuam para situar e constituir mecanismos ampliados de participação em temas sociais que envolvem ciência-tecnologia. Assim, realizamos uma investigação de cunho teórico-prático, fundamentada por referenciais de diferentes campos e da produção da área. Como resultados, situamos essa perspectiva de participação em termos de ação cultural motivada por propósitos transformadores e sinalizamos três elementos — valor, conhecimento e engajamento social — que, articulados entre si, evidenciam indicativos para a sua construção. Portanto, apresentamos problematizações e fundamentações teórico-práticas com relação aos elementos, entendendo que elas podem contribuir para sinalizar e orientar caminhos frente à constituição de processos democráticos ampliados no contexto da educação CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, M., Conrado, D., Nunes-Neto, F., & Almeida, R. (2016). Abordagem sobre Agrotóxicos em uma Sequência Didática Colaborativa baseada em Questões Sociocientíficas. Indagatio Didactica, 8(1), 1083–1097. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3666

Archanjo Junior, M. G. A., & Gehlen, S. T. (2020). A Tecnologia Social e sua Contribuição para a Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20(1), 345–374. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u345374

Auler, D. (2002). Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82610

Auler, D. (2011). Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In W. L. P. Santos, D. Auler (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas (pp. 73–98). UnB.

Auler, D., & Delizoicov, D. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, 21(45), 275–296. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525

Bordenave, J. (1994). O que é participação (6ª ed.). Brasiliense.

Callon, M. (1998). Des différentes formes de démocratie technique. Responsabilité & Environnement, 9(1), 63–73.

Cardoso, A., Caluzi, J., & Santos, R. (2020). Aproximação entre a filosofia de Hugh Lacey e o campo educacional em ciência, tecnologia e sociedade. Ensaio — Pesquisa em Educação em Ciências, 22(1), 1–26. https://doi.org/10.1590/21172020210127

Cardoso, Z., Abreu, R., & Strieder, R. (2016). Lixo Eletrônico: uma proposta CTS para o ensino médio. Indagatio Didactica, 8(1), 1610–1626. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3523

Cuevas Badallo, A., & Urueña López, S. (2019). Públicos y actores en la democratización de la actividad científica. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad — CTS, 14(42), 9–29.

Dagnino, R. (2010). Um dilema latino-americano: ciência e tecnologia para a sociedade ou adequação sócio-técnica com o povo? In R. Dagnino (Org.). Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e Política de Ciência e Tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. EDUEPB.

Dagnino, R. (2019). Tecnociência solidária: um manual estratégico. Lutas Anticapital.

Dagnino, R., Thomas, H., & Davyt, A. (1996). El pensamiento en ciencia, tecnología y sociedad en Latinoamérica: una interpretación política de su trayectoria. REDES, 3(7), 13–51.

Ferreira, A., Quadros, A., & Rodrigues, V. (2016). Ensino a partir de temas: é favorecida a apropriação de conceitos científicos? Indagatio Didactica, 8(1), 1098–1113. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.4665

Freire, P. (1981). Ação Cultural para a Liberdade (5ª ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (1999). A educação na cidade (3ª ed.). Cortez.

Freire, P. (2001). Política e Educação (5ª ed.). Cortez.

Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido (48ª ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (2006). Extensão ou Comunicação? (13ª ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (2014). Pedagogia dos sonhos possíveis. Paz e Terra.

Freire, P. (2016). Conscientização. Cortez.

Freire, P. (2018a). Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (24ª ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (2018b). Educação e mudança (30ª ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (2019a). Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos (5ª ed. ). Paz e Terra.

Freire, P. (2019b). À Sombra desta Mangueira (12ª ed.). Paz e Terra.

Gall Centa, F., & Muenchen, C. (2016). O Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(1), 263–291. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p263

García, M. G., Cerezo, J. A. L., & López, J. L. L. (1996). Ciencia, Tecnologia y Sociedad: una introducción al estudio social de la Ciencia y la tecnología. Tecnos.

Gonçalves, F. P. (2020). Análise textual discursiva como constituinte de um processo de comunicação. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 722–738. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.370

Gonzalez, I., & Silva, J. (2012). Desenvolvimento de Conceitos e Valores na Decisão sobre o Uso de Drogas. III Seminário Ibero-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade. Madrid/Espanha: AIA-CTS.

Hartmann, A., & Zimmermann, E. (2010). CTS no ensino médio: aplicação de C&T na realidade social. II Seminário Ibero-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade. Brasília/Brasil: AIA-CTS.

Lacey, H. (2010). Valores e atividade científica 2. Editora 34.

Lacey, H., & Mariconda, P. (2014) O modelo da interação entre as atividades científicas e os valores na interpretação das práticas científicas contemporâneas. Estudos Avançados, 28(82), 181–199. https://doi.org/10.1590/S0103-40142014000300012

Milli, J., Almeida, E., & Gehlen, S. (2018). A Rede Temática e o Ciclo Temático na Busca pela Cultura de Participação na Educação CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 11(1), 71–100. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p71

Moraes, R. (2020). Avalanches reconstrutivas: movimentos dialéticos e hermenêuticos de transformação no envolvimento com a análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 595–609. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.372

Moraes, R., & Galiazzi, M. (2016). Análise Textual Discursiva. Unijuí.

Morin, E. (2014). Ciência com consciência (16ª ed.). Bertrand.

Morin, E. (2015) Introdução ao Pensamento Complexo (5ªed.). Sulina.

Pateman, C. (1992) Participação e Democracia. Paz e Terra.

Praia, J., Gil-Perez, D., & Vilches, A. (2007). O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência e Educação, 13(2), 141–156. https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000200001

Rosa, S. (2019). Educação CTS: contribuições para a constituição de culturas de participação. (Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal). Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240

Rosa, S., & Auler, D. (2016). Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: Problematizando Silenciamentos em Práticas Educativas Relacionadas à CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(2), 202–231. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p203

Rosa, S., & Strieder, R. (2021). Culturas de participação em práticas educativas brasileiras fundamentadas pela educação CTS. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad — CTS, 16(47), 71–94.

Roso, C. (2017). Transformações na Educação CTS: uma proposta a partir do conceito de tecnologia social. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187060

Roso, C., Auler, D., & Delizoicov, D. (2020). Democratização em Processos Decisórios sobre CT: O Papel do Técnico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13(1), 225–249. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p225

Samagaia, R. (2016). Comunicação, divulgação e educação científicas: Uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169089

Santomé, J. (2013). Currículo, justiça e inclusão. In J. Sacristán (Org). Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Penso.

Santos, B. de S. (2010). Um discurso sobre as ciências (7ª ed.). Cortez.

Santos, B. de S., & Avritzer, L. (2002) Para ampliar o cânone democrático. In B. Santos (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Civilização Brasileira.

Santos, J. S., Lima, J. A., Barbosa, L. dos S., & Gehlen, S. T. (2019). A Dimensão Axiológica na Elaboração de uma Rede Temática na Educação Infantil: Contribuições para o Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 649–682. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u649682

Santos, J., Conrado, D., & Nunes-Neto, N. (2016). Questões sociocientíficas no ensino fundamental de ciências: uma experiência com poluição de águas. Indagatio Didactica, 8(1), 1051–1067. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3657

Santos, R. A. (2016). Busca de uma Participação Social para além da Avaliação de Impactos na Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul). Repositório Digital da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513

Santos, R. A., & Auler, D. (2019). Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciência & Educação, 25(2), 485–503. https://doi.org/10.1590/1516-731320190020013

Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2002). Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência — Tecnologia — Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 110–132. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202

Santos. J., & Gehlen, S. (2020). Os valores na pesquisa em Educação em Ciências e indicativos para uma prática educacional ético-crítica. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 329–357. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p329

Silva, K. (2011). A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Revista Linhas Críticas, 17(32), 13–31. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3668

Silveira, M., Palácio, R., & Conrado, D. (2016). Aplicação de questões sociocientíficas como estratégia para o ensino sobre energia elétrica. Indagatio Didactica, 8(1), 1033–1050. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3651

Streck, D., Redin, E., & Zitkoski, J. (2016). Dicionário Paulo Freire (3ª ed.). Autêntica.

Strieder, R. (2012). Abordagem CTS na Educação Científica no Brasil: Sentidos e Perspectivas. (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13062012-112417/pt-br.php

Teixeira, E. (2001). O local e o global: limites e desafios da participação cidadã. Cortez.

Varsavsky, O. (1969). Ciencia, política y cientificismo. Centro Editor de América Latina.

von Linsingen, I. (2007). Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, 1(número especial), 1–19.

Downloads

Publicado

2021-09-19

Como Citar

Rosa, S. E. da, & Strieder, R. B. (2021). Perspectivas para a Constituição de uma Cultura de Participação em Temas Sociais de Ciência-Tecnologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e29619, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u831857

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Paulo Freire