Que Desafios e Possibilidades Expressam os Licenciandos que Começam a Aprender sobre Ensino de Ciências por Investigação? Tensões entre Visões de Ensino Centradas no Professor e no Estudante

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182727

Abstract

Neste estudo, apresentamos as concepções que estudantes de Ciências Biológicas expressam em escritos reflexivos sobre as possibilidades e desafios do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI), após os primeiros contatos com essa abordagem em uma disciplina do curso de licenciatura. Conhecimentos, crenças e concepções dos professores influenciam sua prática profissional. Conhecer as concepções dos licenciandos sobre EnCI é importante para compreendermos o que pode inibi-los de adotar essa abordagem, trazendo implicações para os processos de formação docente. Foi realizada a análise de conteúdo de escritos reflexivos de 46 licenciandos. Os dados apontam que os licenciandos reconheceram satisfatoriamente as principais qualidades do EnCI relacionadas ao conhecimento pedagógico e ao conhecimento do tema. Os desafios citados relacionam-se principalmente ao conhecimento pedagógico. Foi possível identificar concepções limitantes ao uso do EnCI que se relacionam em parte à falta de experiência em ensino, esperada para esse estágio de formação e, em parte, a mitos culturais e tensões entre uma visão de ensino tradicional, centrada no professor, e uma visão de ensino centrada no estudante. Tornar as concepções explícitas e analisá-las profundamente junto aos professores em formação pode ser um passo inicial na desconstrução das concepções limitantes.

Published

2018-08-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Que Desafios e Possibilidades Expressam os Licenciandos que Começam a Aprender sobre Ensino de Ciências por Investigação? Tensões entre Visões de Ensino Centradas no Professor e no Estudante. (2018). Brazilian Journal of Research in Science Education, 18(2), 727-759. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182727