Avaliação Qualitativa da Pós-Graduação na Área de Ensino: Qualidade dos Dados e Desafios na Modalidade Profissional
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u12971320Keywords:
estudo de avaliação, ensino, pós-graduação, qualidade dos dadosAbstract
A reestruturação da Ficha de Avaliação da pós-graduação na Área de Ensino apresentou mudanças decorrentes da ampliação de indicadores qualitativos no processo geral de avaliação dos programas de pós-graduação (PPGs). A análise por pares é a modalidade instituída pela CAPES para avaliação dos programas, tendo como diretriz a reflexão formativa, que contribui para o feedback necessário ao aperfeiçoamento de processos e procedimentos de ensino. Nas comissões, os consultores trabalham conjuntamente na elaboração e/ou detalhamento dos critérios para subsidiar a organização do trabalho e o delineamento das estratégias avaliativas. A partir da Avaliação Quadrienal 2017–2020, surgiram inquietações sobre o que os PPGs, na modalidade profissional da Área de Ensino, têm priorizado para valorizar a qualidade das informações inseridas no relatório do Coleta de Dados da CAPES. Neste contexto, este artigo, em formato de ensaio, adota a natureza teórico-descritiva para refletir sobre o significado de cada parte da Ficha de Avaliação, e tem como objetivo contribuir com a avaliação inerente à realidade dos programas e suas práticas formativas e de pesquisa, valorizando sua inserção, modalidade e vocação, em consonância com os critérios da Área de Ensino. Com base na experiência das autoras no processo avaliativo desenvolvido no último quadriênio, discutem-se os critérios adotados que balizam o trabalho de avaliação, com contribuições para a melhoria dos programas.
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