Ensino de Ciências e Recursos Tecnológicos nos Anos Iniciais da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u683708

Palavras-chave:

Educação Científica, Tecnologias, Ensino Fundamental I, Contos de Fada, Invenções

Resumo

Esta investigação empírica e qualitativa analisa práticas de ensino investigativas com o uso de recursos tecnológicos a fim de promover uma aprendizagem contextualizada em aulas de ciências nas séries iniciais da educação básica. Para tanto, foi elaborado um projeto que envolveu 56 alunos, com idades entre 6 e 7 anos, em uma escola pública paulista. O projeto teve início com o universo dos contos de fadas e desenvolveu-se através de atividades planejadas em uma perspectiva educacional construtivista. A análise das produções das crianças foi organizada em dimensões que permitem evidenciar, dentre outros aspectos: seu envolvimento e participação ativa, estimulados pelo uso dos recursos tecnológicos como um diferencial em relação às atividades convencionais instrucionais; indícios de uma formação conceitual em certos temas de física; uma capacidade em estabelecerem relações com situações cotidianas; e o desenvolvimento da autoria e do protagonismo na construção do conhecimento.

 

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Publicado

2019-12-03

Como Citar

Santos, V. G. dos, & Zanotello, M. (2019). Ensino de Ciências e Recursos Tecnológicos nos Anos Iniciais da Educação Básica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 683–708. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u683708

Edição

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Artigos