The dialectic mediation of authorial texts and reader-effect in the initial education of Biology teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u279302

Keywords:

Science teaching, Reading and writing, Teacher Training

Abstract

Este artigo apresenta uma investigação realizada com graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira, matriculados na disciplina Prática de Docência, na qual realizaram estágio nas escolas de Ensino Médio. A partir do quadro epistêmico da Análise de Discurso Francesa, analisou-se as posições discursivas (de professor e de aluno) na mediação dialética promovida pelos estagiários ao utilizarem seus textos autorais nas aulas de Biologia. Os instrumentos de pesquisa se constituem por um projeto de docência contendo os textos autorais; diário de campo; vídeo-gravação e transcrição de aulas dos estagiários. Discute-se a mediação dialética do texto autoral, tomando como referência o efeito-leitor produzido pelas atividades de leitura envolvendo o resgate de representações, a problematização, sistematização e a produção de conhecimentos entre o polo imediato e o mediato. Os resultados refinam as discussões entre mediação e leitura, demonstrando que os estagiários envolveram os alunos na atividade de leitura de quadrinhos para estruturar suas práticas dentro de uma abordagem polêmica do discurso pedagógico. Por fim, defende-se a favor de uma formação de professores de ciências que considere a leitura como uma atividade discursiva na prática educativa e, sobretudo, que a insira como um tema relevante a ser discutido.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandro Siqueira Palcha, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação e Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação - UFPR

 

Odisséa Boaventura de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-Doutorado na Universidade Federal do Sergipe, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Graduada em Ciências Biológicas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação - UFPR

References

Almeida, M. J. P. M. (2015). Divulgação científica no ensino escolar: possibilidades e limites. In M. Giordan, & M. B. Cunha (Orgs.), Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades (pp. 43–66). Ed. Unijuí.

Almeida, M. J. P. M., Cassiani, S., & Oliveira, O. B. (2008). Leitura e escrita em aulas de ciências: luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares. Letras Contemporâneas.

Cabral, W. A., & Flôr, C. C. (2013). As histórias de leituras dos estagiários de um curso de Licenciatura em Química. Revista Ensino & Pesquisa, 15(1), 179–199.

Cassiani, S., Giraldi, P. M., & Linsingen, I. V. (2012). É possível propor a formação de leitores nas disciplinas de ciências naturais? Educação: Teoria e Prática, 22(40), 43–60.

Espinoza, A. (2010). Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos alunos. Ática.

Lajolo, M. (2009). O texto não é pretexto. Será que não é mesmo? In R. Zilberman, & T. M. K. Rosing (Orgs.), Escola e Leitura: velha crise, novas alternativas (pp. 99–112). Global.

Lopes, A. C. (1999). Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. EdUERJ.

Machado, I. M., & Giraldi, P. M. (2019). Leitura, linguagem e saber: Reflexões a partir da análise discursiva de dois textos no contexto da Educação em Ciências. Revista Ensaio: Pesquisa na Educação em Ciências, 21(e12152), 1–21.

Nascimento, S. S. (2007). A linguagem e a investigação em Educação Científica. In R. Nardi (Org.), A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes (pp. 131–142). Escrituras Editora.

Nascimento, T. G., & Cassiani, S. (2009). Leituras de divulgação científica por licenciandos em ciências biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8(3), 745–769.

Nicolli, A. A. & Cassiani, S. (2012). Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5 (2), 69–81.

Oliveira, E. M., Almeida, J. L. V., & Arnoni, M. E. B. (2007). Mediação dialética na educação escolar: Teoria e prática. Edições Loyola.

Orlandi, E. P. (2001). Discurso e texto: Formação e circulação dos sentidos. Pontes.

Orlandi, E. P. (2003a). A leitura proposta e os leitores possíveis. In E. P. Orlandi (Org.), A leitura e os leitores (pp. 7–24). 2. ed. Pontes.

Orlandi, E. P. (2003b). Polissêmico. In E. P. Orlandi (Org.), Para uma enciclopédia da cidade (pp. 21–63). Pontes.

Orlandi, E. P. (2006). A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Pontes.

Orlandi, E. P. (2012). Discurso em análise: Sujeito, sentido e ideologia. 2. ed. Pontes.

Orlandi, E. P. (2013). Análise de discurso: Princípios e procedimentos. 11. ed. Pontes.

Pêcheux, M. (2002). O discurso: Estrutura ou acontecimento. 3. ed. Pontes.

Ribeiro, N. A., Munford, D., & Perna, G.P.A. (2012). Experiências de leitura em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos: um estudo das práticas de professores em formação inicial. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 12(2), 129–151.

Vilela, M. L. (2009). A Biologia na sala de aula pelas escritas de professores em formação: um olhar de pesquisa sobre os relatórios da prática de ensino. In S. E. Selles, M. S. Ferreira, M. A. L. Barzano., & E. P. E. Silva (Orgs.), Ensino de Biologia: Histórias, saberes e práticas formativas (pp. 89–105). EDUFU.

Published

2021-04-29

How to Cite

Palcha, L. S., & Oliveira, O. B. de. (2021). The dialectic mediation of authorial texts and reader-effect in the initial education of Biology teachers. Brazilian Journal of Research in Science Education, e24325, 1–24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u279302

Issue

Section

Artigos