A Mediação Didática de Textos Autorais e o Efeito-leitor na Formação Inicial de Professores de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u279302

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Leitura e escrita, Formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira, durante a realização de estágio supervisionado em escolas de Ensino Médio. A partir do quadro epistêmico da Análise de Discurso de vertente francesa, as posições discursivas (de professor e de aluno) foram analisadas na mediação promovida pelos licenciandos estagiários ao utilizarem seus textos autorais nas aulas de Biologia. Utilizamos como fontes de dados os projetos de docência contendo os textos autorais; diário de campo; e videogravação das aulas. Os resultados demonstram que ao considerar as posições sujeitos (autor e leitor) os estagiários envolveram os alunos na atividade de mediação e leitura de quadrinhos, estruturando suas práticas dentro de uma abordagem polêmica do discurso pedagógico. Por fim, apontamos para a área de pesquisa a pertinência de uma base discursiva em estudos sobre o papel da leitura e linguagem na Educação em Ciências e, sobretudo, que a insira como um tema relevante a ser discutido.

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Biografia do Autor

Leandro Siqueira Palcha, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação e Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação - UFPR

 

Odisséa Boaventura de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-Doutorado na Universidade Federal do Sergipe, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Graduada em Ciências Biológicas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação - UFPR

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Palcha, L. S., & Oliveira, O. B. de. (2021). A Mediação Didática de Textos Autorais e o Efeito-leitor na Formação Inicial de Professores de Biologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e24325, 1–24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u279302

Edição

Seção

Artigos