Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: Desafios e Perspectivas

Authors

  • Adriana Gomes Dickman Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amauri Carlos Ferreira Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Abstract

Neste artigo discutimos os desafios e as perspectivas dos professores no processo de ensino-aprendizagem de Física a estudantes cegos. Utilizamos o método de história oral em sua vertente temática, entrevistando alunos cegos e professores que lecionam Física para tais estudantes, em escolas regulares. As memórias de um professor vidente de Física e de um estudante cego do Ensino Médio constatam equívocos e apontam perspectivas para a prática docente. Com base nestas experiências, foi possível identificar caminhos que favorecem o aprendizado. Segundo a percepção de ambos, certos conteúdos podem ser aprendidos de forma mais eficaz se o professor modificar sua prática pedagógica, recorrendo à utilização de recursos didáticos que aproximem o estudante da realidade aprendida. Por outro lado percebemos que alguns conteúdos, como óptica, por exemplo, representam uma dificuldade maior para estudantes cegos, embora não coibindo seu aprendizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-02-12

How to Cite

Dickman, A. G., & Ferreira, A. C. (2011). Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: Desafios e Perspectivas. Brazilian Journal of Research in Science Education, 8(2). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4020