Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: Desafios e Perspectivas

Autores/as

  • Adriana Gomes Dickman Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amauri Carlos Ferreira Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumen

Neste artigo discutimos os desafios e as perspectivas dos professores no processo de ensino-aprendizagem de Física a estudantes cegos. Utilizamos o método de história oral em sua vertente temática, entrevistando alunos cegos e professores que lecionam Física para tais estudantes, em escolas regulares. As memórias de um professor vidente de Física e de um estudante cego do Ensino Médio constatam equívocos e apontam perspectivas para a prática docente. Com base nestas experiências, foi possível identificar caminhos que favorecem o aprendizado. Segundo a percepção de ambos, certos conteúdos podem ser aprendidos de forma mais eficaz se o professor modificar sua prática pedagógica, recorrendo à utilização de recursos didáticos que aproximem o estudante da realidade aprendida. Por outro lado percebemos que alguns conteúdos, como óptica, por exemplo, representam uma dificuldade maior para estudantes cegos, embora não coibindo seu aprendizado.

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Publicado

2011-02-12

Cómo citar

Dickman, A. G., & Ferreira, A. C. (2011). Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: Desafios e Perspectivas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4020

Número

Sección

Artigos