O discurso da divulgação científica no livro didático de ciências: características, adaptações e funções de um texto sobre clonagem

Autores

  • Tatiana Galieta Nascimento Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Universitário. Trindade. Florianópolis. SC. CEP:88040-900. Fone/Fax: (48)33319317.

Resumo

Os livros didáticos de ciências vêm incorporando, de maneira crescente, textos originalmente publicados em revistas e jornais de divulgação científica. O presente artigo tem como objetivo analisar o discurso de um texto sobre clonagem antes e após sua inserção num livro didático. A análise encontra-se dividida em três etapas: identificação das principais características lingüísticas do texto original, as re-elaborações discursivas que o texto sofre ao ser adaptado para o livro e as funções que o texto de divulgação assume ao ser inserido no livro didático. Os resultados mostram que o texto tem como principal função promover a atualização de conteúdos sem, no entanto, estabelecer conexões com as demais partes do livro mantendo ainda as principais características do discurso da divulgação. Nas considerações finais, questiono as possibilidades de uso desse tipo de texto pelos professores e aponto ainda a necessidade de novos estudos sobre a inserção da divulgação científica em aulas de ciências.

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Publicado

2011-02-23

Como Citar

Nascimento, T. G. (2011). O discurso da divulgação científica no livro didático de ciências: características, adaptações e funções de um texto sobre clonagem. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4060

Edição

Seção

Artigos