O Roleplaying Game na sala de aula: uma maneira de desenvolver atividades diferentes simultaneamente

Autores

  • Ricardo Ribeiro do Amaral Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp – UFPE)
  • Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lotada na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

Resumo

Neste artigo, analisamos um aspecto inovador do uso do Roleplaying Game (RPG) enquanto recurso pedagógico para o ensino de Ciências. Trata-se da possibilidade de conduzir atividades distintas, que envolvem conteúdos diferentes, da mesma ou de outras disciplinas, simultaneamente. Desse modo, é possível atender a diferentes demandas de uma sala de aula, contemplando os diversos interesses dos alunos e suas especificidades em relação ao saber. A análise é feita em partes de uma aventura de RPG, que incluiu conteúdos de Física, Matemática, História e de alguns Temas Transversais. A Teoria Histórico-cultural de Vygotsky serve de base para as reflexões feitas sobre os possíveis usos desse recurso no ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Amaral, R. R. do, & Bastos, H. F. B. N. (2011). O Roleplaying Game na sala de aula: uma maneira de desenvolver atividades diferentes simultaneamente. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(1), 103–122. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4126

Edição

Seção

Artigos