O diário de aula na formação de professores reflexivos: resultados de uma experiência com professores estagiários de biologia/geologia

Autores

  • Maria Helena Santos Silva Departamento de Ciências da Educação Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Portugal
  • Maria da Conceição Duarte Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho Portugal

Resumo

Da análise da literatura actual sobre formação de professores, parece sobressair como consensual a necessidade de os programas de formação de professores adoptarem uma concepção de formação como um processo de desenvolvimento profissional, onde as actividades que promovam a investigação e reflexão se tornem indissociáveis da acção do professor. Para atingir este objectivo sugerem-se diferentes estratégias como a utilização do diário de aula pelos professores. Tomando como referência esta recomendação, nesta comunicação apresentam-se os resultados de uma experiência de formação inicial de professores de Biologia/Geologia, onde se procurou averiguar a eficácia dos diários de aula na promoção da capacidade de os professores em formação reflectirem sobre a sua prática e sobre ela estabelecerem alternativas mais fundamentadas de acção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Silva, M. H. S., & Duarte, M. da C. (2011). O diário de aula na formação de professores reflexivos: resultados de uma experiência com professores estagiários de biologia/geologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4173

Edição

Seção

Artigos