Cartografia da pesquisa sobre formação de professores em educação ambiental nas áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática

Authors

  • Daniele Cristina de Souza Faculdade de Ciências, UNESP
  • Rosana Figueiredo Salvi Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Keywords:

Educação Ambiental. Estado da Arte da Pesquisa. Formação de Professores. Dissertações e Teses.

Abstract

Este artigo traz resultados de um estado da arte da pesquisa sobre a formação de professores em Educação Ambiental (EA). Foram analisadas dissertações e teses (2003/2007), a partir dos resumos existentes no Banco de Teses da Capes. Dos 1418 resumos levantados, 847 foram considerados de EA. Destes, 439 são das áreas de Educação e de Ensino Ciências e Matemática, dos quais 130 abordam a temática de formação de professores, estes analisados mais profundamente. É trazida uma caracterização geral da pesquisa em EA no Brasil. Posteriormente enfatiza-se a temática “formação de professores/educadores em EA”. Destas são apontados os níveis de ensino, as disciplinas e o período formativo envolvido nas investigações, assim como as linhas de pesquisa nas quais se inserem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniele Cristina de Souza, Faculdade de Ciências, UNESP

Doutoranda em Educação para a Ciência na Faculdade de Ciências, UNESP

Rosana Figueiredo Salvi, Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Geografia. Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Published

2012-11-16

How to Cite

Souza, D. C. de, & Salvi, R. F. (2012). Cartografia da pesquisa sobre formação de professores em educação ambiental nas áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática. Brazilian Journal of Research in Science Education, 12(2), 45–69. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4230