Cartografia da pesquisa sobre formação de professores em educação ambiental nas áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática

Autores

  • Daniele Cristina de Souza Faculdade de Ciências, UNESP
  • Rosana Figueiredo Salvi Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Estado da Arte da Pesquisa. Formação de Professores. Dissertações e Teses.

Resumo

Este artigo traz resultados de um estado da arte da pesquisa sobre a formação de professores em Educação Ambiental (EA). Foram analisadas dissertações e teses (2003/2007), a partir dos resumos existentes no Banco de Teses da Capes. Dos 1418 resumos levantados, 847 foram considerados de EA. Destes, 439 são das áreas de Educação e de Ensino Ciências e Matemática, dos quais 130 abordam a temática de formação de professores, estes analisados mais profundamente. É trazida uma caracterização geral da pesquisa em EA no Brasil. Posteriormente enfatiza-se a temática “formação de professores/educadores em EA”. Destas são apontados os níveis de ensino, as disciplinas e o período formativo envolvido nas investigações, assim como as linhas de pesquisa nas quais se inserem.

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Biografia do Autor

Daniele Cristina de Souza, Faculdade de Ciências, UNESP

Doutoranda em Educação para a Ciência na Faculdade de Ciências, UNESP

Rosana Figueiredo Salvi, Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Geografia. Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

2012-11-16

Como Citar

Souza, D. C. de, & Salvi, R. F. (2012). Cartografia da pesquisa sobre formação de professores em educação ambiental nas áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 45–69. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4230

Edição

Seção

Artigos