Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento
Keywords:
Aprendizagem significativa, mapas conceituais, modelos mentais, treinamento, proficiênciaAbstract
Os mapas conceituais (MCs) são organizadores gráficos que representam o conhecimento e facilitam a aprendizagem significativa. Mas, para uma utilização de sucesso em sala de aula, a etapa de treinamento dos alunos na técnica de mapeamento conceitual é crítica. Esse artigo apresenta e discute as principais características dos bons MCs, a partir de quatro conceitos centrais: as proposições semanticamente claras como elementos estruturantes dos MCs, a pergunta focal para delimitar o escopo do tema a ser mapeado, a organização hierárquica dos conceitos e a revisão recursiva. Considerados de forma conjunta, esses conceitos centrais alinham a utilização dos MCs em sala de aula com a epistemologia construtivista proposta por Ausubel, que valoriza o papel de conceitos e proposições como os elementos constituintes do conhecimento conceitual. Três atividades de treinamentos envolvendo a tabela de clareza proposicional, o mapa conceitual semiestruturado e a aprendizagem colaborativa expandida são descritas como forma de desenvolver a compreensão dos iniciantes sobre os conceitos centrais. Dois mapas semiestruturados sobre Ciências, elaborados por alunos universitários, ilustram como os parâmetros de referência são úteis para identificar bons MCs e consequentemente o nível de proficiência dos alunos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-10-23
How to Cite
Aguiar, J. G. de, & Correia, P. R. M. (2013). Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Brazilian Journal of Research in Science Education, 13(2), 141–157. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4265
Issue
Section
Artigos
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.