A história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências

Authors

  • Winston Gomes Schmiedecke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / Universidade de São Paulo
  • Paulo Alves Porto Universidade de São Paulo

Keywords:

História da Ciência, narrativas históricas, divulgação científica

Abstract

Programas de televisão podem ser recursos didáticos úteis para os professores de ciências, considerando-se a grande influência desse meio de comunicação na sociedade e sua facilidade de acesso pelos estudantes. Este trabalho propõe a abordagem crítica de duas séries produzidas pela televisão brasileira: Poeira das Estrelas e Mundos Invisíveis, no que tange ao uso de narrativas históricas para discutir aspectos da natureza da ciência. A análise proposta baseia-se na contemporânea historiografia da ciência. Foram observadas, nos episódios analisados, características que reforçam visões distorcidas da atividade científica, tais como: a ideia de “experimentos cruciais”, cientistas como “gênios”, e o desenvolvimento linear e acumulativo da ciência. Os resultados sugerem a necessidade de oferecer aos professores de ciências uma formação que contemple critérios historiográficos contemporâneos, a fim de habilitá-los a efetuar escolhas críticas de recursos didáticos que estejam em concordância com seus objetivos educacionais.

 

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Author Biographies

Winston Gomes Schmiedecke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / Universidade de São Paulo

Coordenação de Ciência e Tecnologia - Física / Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências

Paulo Alves Porto, Universidade de São Paulo

Grupo de Pesquisa em História da Ciência e Ensino de Química (GHQ), Instituto de Química

Published

2015-12-22

How to Cite

Schmiedecke, W. G., & Porto, P. A. (2015). A história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências. Brazilian Journal of Research in Science Education, 15(3), 627–643. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4332