Lixo Eletrônico “Uso e Descarte”: uma proposta de intervenção em uma Escola Pública de Vitória-ES
Keywords:
Ciência-Tecnologia-Sociedade, Resíduos eletrônicos, Pesquisa-ação, Educação ambiental.Abstract
Uma forma de poluição muito discutida atualmente é a denominada poluição eletrônica, caracterizada por resíduos eletrônicos dados por inúteis, supérfluos e sem valor, gerados pela atividade humana. A difusão de aparelhos tecnológicos abrange grande parte da população mundial sendo crianças e adolescentes uma parcela desses usuários. A utilização de aparelhos eletrônicos por esses usuários é um fato, mas a consciência sobre esta posse e as implicações sociais da existência deste novo consumidor ainda devem ser discutidas. Assim, surgem questionamentos em relação à maneira e ao conhecimento com que as crianças e adolescentes lidam e interpretam as diversas etapas do consumo e descarte desses resíduos. O presente trabalho constitui uma pesquisa interventiva acerca da temática ambiental dos resíduos eletrônicos, sendo caracterizado como uma pesquisa quali-quantitativa com 110 estudantes de uma escola pública de ensino fundamental. Utilizando os paradigmas da pesquisa-ação e as bases nos referenciais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), procuramos intervir em uma realidade, na tentativa de transformar as concepções iniciais dos estudantes e almejando promover educação ambiental. Neste trabalho, buscamos também provocar uma reflexão em relação ao uso inconsciente de produtos eletrônicos e suas formas de descarte, associados aos possíveis impactos ao meio ambiente. Como resultados, evidenciamos esta temática como uma excelente ferramenta de sensibilização dos estudantes para questões ambientais, facilitando a exposição e a assimilação de diversos conceitos e promovendo uma interdisciplinaridade de conteúdos; e observamos mudanças nas concepções dos estudantes, despertando a necessidade de adquirir consciência sobre resíduos eletrônicos, e reconhecê-los como um material em potencial para diversos usos e aplicações, ajudando na formação de cidadãos ecologicamente responsáveis.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.