Lixo Eletrônico “Uso e Descarte”: uma proposta de intervenção em uma Escola Pública de Vitória-ES

Autores

  • Mariana Morozesk Universidade Federal de São Carlos
  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Ciência-Tecnologia-Sociedade, Resíduos eletrônicos, Pesquisa-ação, Educação ambiental.

Resumo

Uma forma de poluição muito discutida atualmente é a denominada poluição eletrônica, caracterizada por resíduos eletrônicos dados por inúteis, supérfluos e sem valor, gerados pela atividade humana. A difusão de aparelhos tecnológicos abrange grande parte da população mundial sendo crianças e adolescentes uma parcela desses usuários. A utilização de aparelhos eletrônicos por esses usuários é um fato, mas a consciência sobre esta posse e as implicações sociais da existência deste novo consumidor ainda devem ser discutidas. Assim, surgem questionamentos em relação à maneira e ao conhecimento com que as crianças e adolescentes lidam e interpretam as diversas etapas do consumo e descarte desses resíduos. O presente trabalho constitui uma pesquisa interventiva acerca da temática ambiental dos resíduos eletrônicos, sendo caracterizado como uma pesquisa quali-quantitativa com 110 estudantes de uma escola pública de ensino fundamental. Utilizando os paradigmas da pesquisa-ação e as bases nos referenciais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), procuramos intervir em uma realidade, na tentativa de transformar as concepções iniciais dos estudantes e almejando promover educação ambiental. Neste trabalho, buscamos também provocar uma reflexão em relação ao uso inconsciente de produtos eletrônicos e suas formas de descarte, associados aos possíveis impactos ao meio ambiente. Como resultados, evidenciamos esta temática como uma excelente ferramenta de sensibilização dos estudantes para questões ambientais, facilitando a exposição e a assimilação de diversos conceitos e promovendo uma interdisciplinaridade de conteúdos; e observamos mudanças nas concepções dos estudantes, despertando a necessidade de adquirir consciência sobre resíduos eletrônicos, e reconhecê-los como um material em potencial para diversos usos e aplicações, ajudando na formação de cidadãos ecologicamente responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Morozesk, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos. Possui o título de mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011 e 2013). Tem experiência nas áreas de biologia celular e genética, com ênfase em toxicologia e mutagênese ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios ecotoxicológicos, cultura celular, análises bioquímicas, análises de viabilidade celular, ensaio do cometa, teste Allium cepa, teste do micronúcleo com bloqueio da citocinese, genotoxicidade e mutagenicidade. 

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, práticas docentes estabelecidas no cotidiano escolar e nos espaços de Educação Não Formal, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos, criação e validação de escalas para avaliar a aprendizagem dos estudantes, desenvolvimento conceitual.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

Morozesk, M., & Coelho, G. R. (2016). Lixo Eletrônico “Uso e Descarte”: uma proposta de intervenção em uma Escola Pública de Vitória-ES. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 317–338. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4377

Edição

Seção

Artigos