Discursos sobre Física Contemporânea no Ensino Médio a partir da Leitura de Textos de Divulgação Científica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201717145

Keywords:

divulgação científica, física contemporânea, leitura, discursos.

Abstract

Esta pesquisa empírica e qualitativa investiga o uso de textos de divulgação científica (TDC) para abordar temas controversos relacionados à física contemporânea no ensino médio. O objetivo principal consiste em analisar os sentidos construídos pelos estudantes a partir da leitura dos TDC, organizada através de roteiros que solicitam respostas por escrito a questionários e a realização de seminários em sala de aula. O total de 53 alunos do terceiro ano de um colégio particular localizado na cidade de São Paulo realizaram as atividades programadas em um período de seis aulas. Com base no referencial teórico da
Análise de Discurso francesa, a produção dos estudantes evidencia o desenvolvimento de posicionamentos críticos sobre aspectos da prática científica e a compreensão de certos conceitos físicos associados às temáticas abordadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wagner Moreira da Silva, GEPEAC - UFABC

Centro Educacional SESI 069 São Paulo, SP - Brasil Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Ciências (GEPEAC). 

Marcelo Zanotello, GEPEAC - UFABC

Universidade Federal do ABC Santo André, SP - Brasil Doutor em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Ciências (GEPEAC). 

Published

2017-04-30

How to Cite

Silva, W. M. da, & Zanotello, M. (2017). Discursos sobre Física Contemporânea no Ensino Médio a partir da Leitura de Textos de Divulgação Científica. Brazilian Journal of Research in Science Education, 17(1), 45–74. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201717145