Interação com Imagens e Gesticulação em uma Aula de Biologia
Keywords:
Multimodalidade, Gestos, Educação em Ciências, Semiótica Social.Abstract
Esse trabalho investiga como uma professora de biologia experiente coordena a fala com outros modos de comunicação (a proxêmica, as mudanças de postura corporal, a interação com imagens, os gestos, os movimentos de cabeça e as mudanças na direção do olhar) para compartilhar com os estudantes os conceitos de reprodução sexuada e assexuada. O referencial teórico-metodológico é desenvolvido com base nos conceitos oriundos da Teoria Multimodal da Semiótica Social, nas pesquisas de Adam Kendon sobre as funções dos gestos nas interações sociais e na Filosofia da Linguagem de Bakhtin. Os resultados mostram que o uso coordenado de diversos modos de
comunicação foi essencial para o compartilhamento de significados, a reiteração dos papéis sociais assumidos pela professora e pelos estudantes em sala de aula, bem como para a construção de um discurso multimodal coerente sobre a reprodução sexuada. O esquema analítico e a minúcia requerida na transcrição das interações multimodais dão visibilidade a aspectos importantes da comunicação vivenciada pelos sujeitos da pesquisa. Sugerimos que esses resultados podem ajudar professores de ciências a tomar decisões sobre como selecionar e combinar diferentes recursos semióticos com o intuito de ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes. Implicações para a formação de professores são apontadas, com vistas a expandir o conhecimento sobre o
potencial dos recursos comunicativos disponíveis nas salas de aula.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.