Interação com Imagens e Gesticulação em uma Aula de Biologia

Autores/as

  • Vanessa Cappelle Universidade Federal de Minas Gerais
  • Helder de Figueiredo e Paula Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG).

Palabras clave:

Multimodalidade, Gestos, Educação em Ciências, Semiótica Social.

Resumen

Esse trabalho investiga como uma professora de biologia experiente coordena a fala com outros modos de comunicação (a proxêmica, as mudanças de postura corporal, a interação com imagens, os gestos, os movimentos de cabeça e as mudanças na direção do olhar) para compartilhar com os estudantes os conceitos de reprodução sexuada e assexuada. O referencial teórico-metodológico é desenvolvido com base nos conceitos oriundos da Teoria Multimodal da Semiótica Social, nas pesquisas de Adam Kendon sobre as funções dos gestos nas interações sociais e na Filosofia da Linguagem de Bakhtin. Os resultados mostram que o uso coordenado de diversos modos de
comunicação foi essencial para o compartilhamento de significados, a reiteração dos papéis sociais assumidos pela professora e pelos estudantes em sala de aula, bem como para a construção de um discurso multimodal coerente sobre a reprodução sexuada. O esquema analítico e a minúcia requerida na transcrição das interações multimodais dão visibilidade a aspectos importantes da comunicação vivenciada pelos sujeitos da pesquisa. Sugerimos que esses resultados podem ajudar professores de ciências a tomar decisões sobre como selecionar e combinar diferentes recursos semióticos com o intuito de ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes. Implicações para a formação de professores são apontadas, com vistas a expandir o conhecimento sobre o
potencial dos recursos comunicativos disponíveis nas salas de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Cappelle, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda da Linha Educação em Ciências da Faculdade de Educação da UFMG.

Helder de Figueiredo e Paula, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG). 

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Cappelle, V., & Paula, H. de F. e. (2016). Interação com Imagens e Gesticulação em uma Aula de Biologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 693–723. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4482