Proyecciones Antropofágicas Para Enseñanzas Interculturales de Ciencias en las Periferias Urbanas de América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u501529

Palavras-chave:

América Latina, Antropofagia, educación intercultural en ciencias, Epistemologías del Sur, periferias urbanas

Resumo

Desde la perspectiva interpretativa del concepto de cultura (Geertz) y diferentes desarrollos postcoloniales del análisis cultural (Bhabha; Hall; Canclini), puestos en diálogo con el concepto de artes de hacer (Certeau), se generan discusiones y una revisión crítica de los alcances, limitaciones y desafíos del enfoque cultural para la comprensión y construcción de procesos de enseñanza de las ciencias en las periferias urbanas de América Latina. Con este panorama, se proyecta el concepto de Interculturalidad Antropofágica que, en el marco de las Epistemologías del Sur, complementaría la noción de Traducción Intercultural como una dinámica que permitiría la apropiación juiciosa y crítica de los conocimientos científicos a la vez que valora otros saberes, comunitarios, ancestrales, híbridos y populares, poniéndolos en contacto y/o diálogo de acuerdo con los deseos y necesidades de las poblaciones oprimidas del Sur Global.

Biografia do Autor

  • Javier Giovanny Sánchez Molano, Universidade Federal da Bahia

    Doutor do programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, com área de concentração em Educação Científica e Formação de Professores, da Universidade Federal da Bahia UFBA e da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS . Obteve em 2016 o título de Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, com área de concentração em Educação Científica e Formação de Professores; pela Universidade Federal da Bahia UFBA e a Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS. Possui graduação em Biología - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2008), revalidada pela UFBA em 2021. Especialista em Educação e Gestão Ambiental da Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2011). Foi professor de educação básica em ciências biológicas na Secretaria de Educação de Bogotá. 2010-2015; 2021-2022. Participa do grupo de pesquisa ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação. . Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Estudos Culturais.

  • Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

    Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação (FACED-UFBA. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA). Exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFBA entre 2013 e 2016. Atuou entre 2014-2018 como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Membro da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (Biênios 2015/2016, 2017/2018 e 2019/2020). Coordenadora da linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UFBA entre julho/2018 e dezembro/2019. Coordenadora e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Gestão 2020-2021). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

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Publicado

2023-06-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Proyecciones Antropofágicas Para Enseñanzas Interculturales de Ciencias en las Periferias Urbanas de América Latina. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e46647, 1-29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u501529