Projeções Antropofágicas Para Ensinos Interculturais de Ciências nas Margens Urbanas da América Latina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u501529

Palabras clave:

América Latina, Antropofagia, educação intercultural em ciências, Epistemologias do Sul, periferias urbanas

Resumen

A partir da perspectiva interpretativa do conceito de cultura (Geertz) e de diferentes desdobramentos pós-coloniais da análise cultural (Bhabha; Hall; Canclini), postos em diálogo com o conceito de artes de fazer (Certeau), geram-se discussões e uma revisão crítica sobre o alcance, as limitações e os desafios da abordagem cultural para a compreensão e a construção de processos de ensinos de ciências nas periferias urbanas da América Latina. Com esse panorama projeta-se o conceito de Interculturalidade Antropofágica que, no marco das Epistemologias do Sul, complementaria a noção de Tradução Intercultural como uma dinâmica que permitiria a apropriação criteriosa e crítica dos saberes científicos ao mesmo tempo que valorizaria outros saberes, comunais, ancestrais, híbridos e populares, colocando-os em contato e/ou diálogo em função dos desejos e necessidades das populações oprimidas do Sul Global.

Biografía del autor/a

  • Javier Giovanny Sánchez Molano, Universidade Federal da Bahia

    Doutor do programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, com área de concentração em Educação Científica e Formação de Professores, da Universidade Federal da Bahia UFBA e da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS . Obteve em 2016 o título de Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, com área de concentração em Educação Científica e Formação de Professores; pela Universidade Federal da Bahia UFBA e a Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS. Possui graduação em Biología - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2008), revalidada pela UFBA em 2021. Especialista em Educação e Gestão Ambiental da Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2011). Foi professor de educação básica em ciências biológicas na Secretaria de Educação de Bogotá. 2010-2015; 2021-2022. Participa do grupo de pesquisa ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação. . Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Estudos Culturais.

  • Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

    Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação (FACED-UFBA. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA). Exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFBA entre 2013 e 2016. Atuou entre 2014-2018 como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Membro da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (Biênios 2015/2016, 2017/2018 e 2019/2020). Coordenadora da linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UFBA entre julho/2018 e dezembro/2019. Coordenadora e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Gestão 2020-2021). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

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Publicado

2023-06-26

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Projeções Antropofágicas Para Ensinos Interculturais de Ciências nas Margens Urbanas da América Latina. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e46647, 1-29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u501529