Idéias sobre genes em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados no Brasil
Resumen
Este artigo analisa o tratamento de conceitos de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados no Brasil. Idéias sobre genes largamente aceitas pela comunidade científica, como o conceito molecular clássico, de acordo com o qual um gene é um segmento de DNA que codifica um produto funcional único, têm sido desafiadas por achados como genes interrompidos, splicing alternativo etc. Nossos resultados, obtidos por meio de análise de conteúdo categorial, mostram que o conceito molecular clássico e outras idéias atualmente controversas ainda são bastante presentes nos livros didáticos, sem que anomalias e críticas sejam consideradas. Como uma diretriz decorrente de nossa investigação, defendemos a necessidade de incluir na educação científica de nível médio uma abordagem mais rica, atualizada e epistemologicamente bem fundamentada dos genes e de fenômenos que desafiam idéias típicas a seu respeito. Para desenvolver essa sugestão, discutimos como os livros abordam o splicing alternativo, um dos principais desafios ao conceito molecular clássico.Descargas
Publicado
2011-02-12
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.
Cómo citar
Idéias sobre genes em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados no Brasil. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4010