Diga-me tuas medidas e direi quem és: A padronização estética dos corpos pelos discursos biológicos
Palabras clave:
Ensino de Ciências, Discurso biológico, Produção cultural do corpo, Pedagogia cultural da mídia, Divulgação científica.Resumen
Neste estudo investigamos matérias da Revista Superinteressante com objetivo de analisar como os discursos biológicos definem uma estética correta do corpo e seus desdobramentos sociais. Analisamos esta problemática a partir das teorizações de Michel Foucault e dos Estudos Culturais examinando a articulação saber/poder presentes na produção de subjetividades pela pedagogia cultural da mídia e nos discursos biológicos. Dentre os resultados da investigação, destacamos que o discurso biológico e midiático têm sugerido formas estéticas naturais que tacitamente instituem padrões a serem seguidos, pautados como normais, gerando uma corrida social para alcançar a medida certa do corpo. Consideramos que a estética “melhor” não é dada pelo aparato biológico, mas sim por instâncias culturais, que elegem arbitrariamente um padrão a partir do qual todas as formas corporais serão valoradas. Compreender os efeitos que a mídia provoca através do discurso biológico é um dos desafios que se coloca à área de Ensino de Ciências, isso porque os espaços de mídia constituem na sociedade contemporânea lugares de educação científica tão ou mais frequentados que a escola.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.