A Obra Aberta de Ludwik Fleck

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https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11971226

Palabras clave:

Ludwik Fleck, sociologia do conhecimento, estilo de pensamento, acoplamento ativo, acoplamento passivo

Resumen

A perspectiva da sociologia do conhecimento do médico polonês Ludwik Fleck (1896–1961) vem ganhando destaque no meio acadêmico brasileiro nas últimas décadas e, em particular, na área de pesquisa em ensino de ciências. Objetivamos, nesse estudo teórico, apresentar elementos do pensamento desse autor que permitam caracterizar a abertura de sua obra, ou seja, aspectos que apresentam potenciais para a educação em ciências quando problematizados, ampliados e articulados. A partir da análise da obra principal de Fleck (livro publicado originalmente em 1935) e de seus sete artigos sobre epistemologia, foram identificados e abordados quatro desses elementos, a saber: o conceito de estilo de pensamento; os conceitos de acoplamento ativo e acoplamento passivo; a educação e a iniciação dos novatos em um estilo de pensamento; e a postura política de Fleck. Apontamos, ao final, algumas implicações para a área de ensino de ciências e estabelecemos um breve diálogo com parte da produção acadêmica da área que se utiliza desse referencial. Nossas reflexões sinalizam para a riqueza e relevância teórica e metodológica do referencial fleckiano para o desenvolvimento futuro da pesquisa em ensino de ciências.

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Publicado

2020-11-23

Cómo citar

Martins, A. F. P. (2020). A Obra Aberta de Ludwik Fleck. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 1197–1226. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11971226

Número

Sección

Artigos