A Experimentação na Educação em Química Verde: uma Análise de Propostas Didáticas Desenvolvidas por Licenciandos em Química de uma IES Federal Paulista
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13171338Palabras clave:
Experimentação, Química Verde, Formação de ProfessoresResumen
Este trabalho busca analisar a inserção dos Princípios da Educação em Química Verde (EQV) nas propostas experimentais desenvolvidas pelos estudantes na disciplina de Experimentação na Educação Química do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior (IES) federal localizada no estado de São Paulo. As propostas desenhadas pelos estudantes foram analisadas de acordo com os níveis de grau verde correspondentes aos Princípios da EQV. De acordo com as análises, verificou-se que as propostas caminharam de forma a contemplar níveis variáveis de grau verde, que, em geral, demonstraram um processo de aprendizagem em Química compatível à atuação responsável frente às dimensões tecnocientíficas, sociais, econômicas, geopolíticas e ambientais.
Descargas
Citas
Almeida, P. C. A., & Biajone, J. (2007). Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, 33(2), 281–295.
Anastas, P. T., & Warner, J. (1998). Green chemistry: theory and practice. Oxford University Press.
Andraos, J., & Sayed, M. (2007) On the Use of "Green" Metrics in the Undergraduate Organic Chemistry Lecture and Lab To Assess the Mass Efficiency of Organic Reactions. Journal of Chemical Education, 84(6), 1004. https://doi.org/10.1021/ed084p1004
Bazzo, W. A. A. (2002). A Pertinência de abordagens CTS na educação tecnológica. Revista Iberoamericana de Educación, (28).
Barreto, S. J., Batista, C. H., & Cruz, M. C. P. (2017). Células Eletroquímicas, Cotidiano e Concepções dos Educandos. Química Nova na Escola, 39(1), 52–58. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160060
Capecchi, M. C. V. M. (2013). Problematização no ensino de ciências. In A. M. P. Carvalho (Org.), Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 21–40). Cengage Learning.
Cárdenas, F. A. (2006). Dificultades de aprendizaje en Química: caracterización y búsqueda de alternativas para superarlas. Ciência & Educação, 12(3), 333–346.
Creswell, J. (2010). Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Artmed.
Cruz, R., & Filho, E. G. (2004). Experimentos em Química: microescala, materiais de baixo custo e do cotidiano. Livraria da Física.
Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2002). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. Cortez.
Eilks, I., Sjostrom, J., & Zuin, V. G. (2017). The responsibility of chemists for a better world: challenges and potentialities beyond the lab. Revista Brasileira de Ensino de Química, 12(1), 97–106.
Ferreira, G. A. L., Mól, G. S., & Silva, R. R. (1997). Bafômetro: um modelo demonstrativo. Química Nova na Escola, 5, 32–33.
Flick, U. (2009). Introdução a pesquisa qualitativa (3ª ed.). Artmed.
Furió, C., & Furió, C. (2000). Dificultades conceptuales y epistemológicas en el aprendizaje de los procesos químicos. Educación Química, 11(3), 300–308. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2000.3.66442
Gonçalves, F. P., & Marques, C. A. A. (2016). Experimentação na docência de formadores da área de ensino de Química. Química Nova na Escola, 38(1), 84–98. http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20160013
Guimarães, L. P., & Castro, D. L. (2018). A experimentação e a pilha de Daniell numa abordagem demonstrativa-investigativa. Ciências e Ideias, 9(3), 195–212.
Hjeresen, D. L., Schutt, D. L., & Boese, J. M. (2000). Green Chemistry and Education. Journal of Chemical Education, 77(12), 1543. https://doi.org/10.1021/ed077p1543
Jiménez Valverde, G., Llobera Jiménez, R., & Llitjós Viza, A. (2006). La atención a la diversidad en las prácticas de laboratorio de Química: los niveles de abertura. Enseñanza de las ciencias, 24(1), 59–70.
Kirchhoff, M. M. (2001). Topics in Green Chemistry. Journal of Chemical Education, 78(12), 1577. https://doi.org/10.1021/ed078p1577
Kitchens, C., Charney, R., Naistat, D., Farrugia, J., Clarens, A., O'Neil, A., Lisowski, C., & Braun, B. (2006). Completing Our Education. Green Chemistry in the Curriculum. Journal of Chemical Education, 83(8), 1126–1129. https://doi.org/10.1021/ed083p1126
Lenardão, E. J., Freitag, R. A., Dabdoub, M. J., Batista, A. C. F., & Silveira, C. C. (2003). ‘Green chemistry’: Os 12 princípios da Química Verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Química Nova, 26(1), 123. https://doi.org/10.1590/S0100-40422003000100020
Machado, A. A. S. C. (2011). Da génese ao ensino da Química verde. Química Nova, 34(3), 535–543. https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000300029
Marques, C. A., & Machado, A. A. S. C. (2018). Una visión sobre propuestas de enseñanza de la Química Verde. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 17(1), 19–43.
Montes, I., Sanabria, D., Garcia, M., Castro, J., & Fajardo, J. A. (2006). Greener approach to aspirin synthesis using microwave irradiation. Journal of Chemical Education, 83(4), 628. https://doi.org/10.1021/ed083p628
Morales Galicia, M. L., Martínez, J. O., Reyes-Sánchez, L. B., Hernández, O. M., Razo, G. A. A., Valdivia, A. O., & Ruvalcaba, R. M. (2011). ¿Qué tan verde es un experimento? Educación química, 22(3), 240–248.
Parecer CNE/CES 1.303/2001 de 06 de novembro de 2001 (2001). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/130301Quimica.pdf
Pinto, A. C., Zucco, C., De Andrade, J. B., & Vieira, P. C. (2009). Recursos humanos para novos cenários. Química Nova, 32(3), 567–570. https://doi.org/10.1590/S0100-40422009000300002
Pozo, J. I., & Crespo, M. A. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Artmed.
Ribeiro, M. G. T. C., & Machado, A. A. S. C. (2013). Holistic Metrics for Assessment of the Greenness of Chemical Reactions in the Context of Chemical Education. Journal of Chemical Education, 90(4), 432–439. https://doi.org/10.1021/ed300232w
Ribeiro, M. G. T. C., Costa, D. A., & Machado, A. A. S. C. (2010a). Uma métrica gráfica para avaliação holística da verdura de reacções laboratoriais — ‘Estrela verde’. Química Nova, 33(3), 759–764. https://doi.org/10.1590/S0100-40422010000300050
Ribeiro, M. G. T. C., Costa, D. A., & Machado, A. A. S. C. (2010b). "Green star": a holistic green chemistry metric for evaluation of teaching laboratory experiments. Green Chemistry Letters and Reviews, 3(2), 149–159. https://doi.org/10.1080/17518251003623376
Rodrigues, F. I. L., Fernandes Filho, F. E., Da Silva, J. E., Da Silva, M. A., De Lima Neto, A. L., Nonato, E. C., Da Silva, M. N. F., Pacífico, S. N., Sousa Neo, V. O., & Santiago, L. F. (07–11 de novembro, 2016). Práticas experimentais de eletroquímica no ensino de química: aplicadas com alunos do ensino médio de uma escola profissional do município de Tauá. 56º Congresso Brasileiro de Química, Belém, Pará.
Rubinger, M. M. M., & Braathen, P. C. (2012). Ação e reação: Ideias para aulas especiais de Química. RHJ.
Santos, A. P., Santos, A. S., Santos, I. A. P., Santos, M. C., Silva, J. S., Silva, M. B., & Junior, A. C. (2014). O teste do bafômetro: contextualização através de experimento na sala de aula. 54º Congresso Brasileiro de Química, Natal, Rio Grande do Norte.
Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2002). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 110–132. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202
Saqueto, K. C. (2015). Química verde no ensino superior de Química: estudo de caso sobre as práticas vigentes em uma IES paulista (Tese de Doutorado, São Carlos, São Paulo). Repositório Institucional — UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6345
Silva, R. R., Machado, P. F. L., & Tunes, E. (2010). Experimentar sem medo de errar. In W. L. Santos, O. A. Maldaner (Org.), Ensino de Química em foco (pp. 231–261). Unijuí.
Vargas-Rodrígueza, Y. M., Valdivia, A. O., Vargas, S. L., Escamilla, A. H., Ruvalcaba, R. M., & Rodríguez, G. I. V. (2016). El diagrama de flujo como semáforo de seguridad ecológica de los experimentos de laboratório. Educación Química, 27(1), 30–36. https://doi.org/10.1016/j.eq.2015.04.013
Zandonai, D. P., Saqueto, K. C., Abreu, S. C. S. R., Lopes, A. P., Zuin, V. G. (2014). Química Verde e Formação de Profissionais do Campo da Química: Relato de uma Experiência Didática para Além do Laboratório de Ensino. Revista Virtual de Química, 6, 73–84. http://dx.doi.org/10.5935/1984-6835.20140007
Zuin, V. G., & Marques, C. A. (2015). Green Chemistry in Brazil: Contemporary Tendencies and Challenges and its Reflections on High School Level. In V. G. Zuin & L. Mammino (Org). Worldwide Trends in Green Chemistry (pp. 27–44). RSC.
Zuin, V. G., & Pacca, J. L. A. (2012). Formación docente en química y ambientación curricular: estudio de caso en una Instituición de Enseñanza Brasileña. Enseñanza de las Ciencias, 31, 77–91.
Zuin, V. G. (2011). A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Química. Átomo.
Zuin, V. G. (2013). A dimensão ambiental e a Química Verde na formação inicial de professores de Química: reflexões a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira de Ensino de Química, 8, 70–82.
Zuin, V. G., Segatto, M. L., Zandonai, D. P., Grosseli, G. M., Stahl, A., Zanotti, K., & Andrade, R. S. (2019). Integrating Green and Sustainable Chemistry into Undergraduate Teaching Laboratories: Closing and Assessing the Loop on the Basis of a Citrus Biorefinery Approach for the Biocircular Economy in Brazil. Journal of Chemical Education, 96(12), 2975–2983. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.9b00286
Zuin, V. G., Stahl, A., Zanotti, K., & Segatto, M. L. (2020) Green and sustainable chemistry in Latin America: which type of research is going on? And for what?. Current Opinion In Green And Sustainable Chemistry, 25, 100379–100384.
Zuin, V. G., & Zuin, A. A. S. (2017). O laboratório de Química como lócus de experiências formativas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 1–16. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190108
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Rosivânia Silva Andrade, Vânia Gomes Zuin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.